sexta-feira, 30 de março de 2012

Fressinet é o único líder em Plovdiv


Quando falta somente uma rodada, o grande mestre Laurent Fressinet (foto) é o único líder do campeonato inidivual europeio que se realiza na cidade de Plovdiv (Bulgária). A meio ponto, nove grandes mestres compartilham a segunda colocação: Jakovenko, Malakhov, Andreikin, Inarkiev, Matlakov, Bologan, Vallejo, Azarov e Volokitin.
Na rodada decisiva -amanha 31 de março-, os enfrentamentos nas primeiras mesas são: Jakovenko - Fressinet, Bologan - Malakhov, Inarkiev - Vallejo, Andreikin - Volokitin e Azarov - Matlakov. Um deles vai ser o novo campeão europeu.
Uma curiosidade desta última rodada: as primeiras quarenta mesas são monopolizadas pelos grandes mestres, com somente duas excepções: o mestre internacional Shota Azaladze (Geórgia) com 6,5 pontos e o mestre fide Kirill Alekseenko (Rússia) também com 6,5 unidades.
E algumas curiosidades do torneio:
* Até a rodada 10, os grandes mestres Caruana e Jakovenko vinham repitindo os resultados: ambos os enxadristas começaram com duas vitórias, seguidas por três empates, uma vitória, dois empates e mais uma vitória. Na rodada mencionada, os caminhos divergeram com a vitória de Jakovenko e o empate de Caruana...
* Mamedyarov, após não se apresentar jogar na rodada 10 (ver postagem prévia), aparece na colocação 248, que ainda vai ser inferior depois da última rodada.
* Após derrotar dois fortes grandes mestres (Volokitin e Edouard) o mestre internacional de Macedónia, Filip Pancevski (a surpresa no começo do torneio) leva 5 pontos e enfrenta Kozul pela última rodada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário