segunda-feira, 9 de abril de 2012

Mekhitarian vence em Fortaleza


O grande mestre Krikor Mekhitarian (na foto, junto ao organizador da prova Ari Maia, após receber o troféu) foi o vencedor do Aberto do Brasil Taça Fortaleza na capital cearense, ao obter 6 pontos sobre 7 possíveis. Com os mesmos pontos, compartilharam a primeira colocação os grandes mestres José Cubas, Giovanni Vescovi e Felipe El Debs. O sistema desempate (mais número de vitórias) favoreceu Krikor. Com meio ponto menos, se escalonaram o mi Horacio Saldaño, mf Luismar Brito, mf Carlos Barreto, mf Maximo Macedo, gm Darcy Lima, mi Evandro Barbosa e o mi Leandro Perdomo. Mateus Nakajo Mendonça foi o melhor juvenil, enquanto a cuiabana Ana Rothebarth foi a melhor feminina da prova.
O organizador, nas suas palavras no fechamento do torneio confirmou a sua intenção de realizar não somente mais uma edição no ano próximo, mas também uma das semifinais do campeonato nacional brasileiro deste ano.
Maia teve palavras de reconhecimento para os dirigentes do nordeste brasileiro -como Maximo Valerio Macedo, de Natal, ou Asfora de Recife-, que foram convidados a compartilhar a ceremónia. Mas também teve reconhecimento o líder do movimento Convergência de Rio de Janeiro, Alberto Mascarenhas, pela sua grande contribução ao desenvolvimento do xadrez nesse estado.
O presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Pablyto Robert, que também arbitrou o torneio, refiriu-se ao fato da sala de jogo, na premiação, ter ficado lotada dos participantes (algo inédito: geralmente este tipo de ceremonias se realiza com pouco público), o que sem dúvida -asseverou- é o melhor reconhecimento dos enxadristas para a organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário