quinta-feira, 26 de abril de 2012

A recuperação de Kramnik

Aronian leva as pretas amanha... vai enfrentar 1.e4 de novo ou Kramnik volta aos esquemas fechados?
A modo de balanço
A diferencia de elo, a maior prática nos últimos tempos e o momento extraordinário que Aronian está vivendo faziam dele o favorito no match contra Kramnik. O começo do encontro pareciu confirmar a previsão dos especialistas, pois Aronian venceu no primeiro jogo mostrando uma excelente técnica. Já Kramnik tinha-se mostrado fora de forma e -algo raro nele- perdendo um importante detalhe na abertura. No entanto, o grande mestre russo teve presencia de ánimo e recupero-se, empatando na segunda com seu favorito muro de Berlim e vencendo na espetacular terceira partida.
Certo, teve ajuda de Aronian, desde que a abertura dos Quatro Cavalos empregada não é precisamente a mais aguda das possibilidades brancas -se bem que leva a um jogo original onde muito território ainda espera ser desbravado-, porém o armênio escolheu uma variante muito arriscada, com entrega de dama mediante, que deu passo a um jogo pleno de modificações de material e temas táticos para um e outro lado. No entanto, a posição era mais difícil de jogar para as pretas e, objetivamente, melhor para as brancas, de forma que Kramnik, mostrando aqui sim uma muito boa técnica logrou se fazer com o ponto.
A quarta partida deixou, entretanto, a impressão que Kramnik obteve um empate cômodo apelando mais uma vez ao Muro de Berlim e, como o placar empatado em 2 pontos, a falta de duas partidas, no duelo há uma paridade absoluta incluso no psicologico -se não contamos o resultado do jogo rápido realizado após o quarto jogo-. Hoje a bola está no campo de Aronian, que deve definir estrategia para a parte decisiva do encontro. Deve ele tentar empatar de pretas e depois ir pela vitória com as brancas? Considerando que as suas partidas de brancas não deram até o momento esperanças e que a única vitória a obteve de pretas, a política reversa pode também ser implementada.
Kramnik deve tomar uma decisão não menos importante, correspondente ao seu primeiro lance. Deve ele jogar os esquemas que mais conhece, procurando uma vitória de brancas em alguma das preparações de abertura que ele possue? Ou, pelo contrario, insistir com o 1.e4 que deu tão bom resultado no terceiro jogo?
Misterio, misterio... amanhá a solução! (veja o jogo ao vivo no site oficial www.kramnikaronian.com desde as 10.00 hora brasileira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário