quinta-feira, 3 de maio de 2012

Amanha começa o memorial Capablanca em Cuba


A presencia do grande mestre ucrâniano Vassily Ivanchuk (na foto, participando da edição 2005) é o principal destaque da edição 2012 do tradicional memorial Capablanca que a partir de amanha se desenvolve na cidade de La Habana, capital de Cuba.
O torneio nasceu faz cinquenta anos exatamente. Daquela primeira edição participaram nomes notáveis do xadrez soviético, como o ex campeão mundial Vassily Smyslov, o futuro campeão mundial Boris Spassky e o grande teorista Lev Polugajevsky. No entanto, a vitória não correspondeu a nenhúm deles, e sim ao polônes radicado na Argentina Miguel Najdorf.
Talvez a edição mais famosa seja a que teve lugar no ano 1965, que teve a participação do estadounidense Robert Fischer como principal destaque. Impedido pelas autoridades de seu país a viajar a Cuba (o departamento de Estado não lhe concedeu permiso), Bobby teve que jogar via teletipo desde New York -e ainda assim ganhou a prova-.
Ivanchuk é o enxadrista que venceu em mais oportunidades o memorial Capablanca: cinco (2005, 2006, 2007, 2010 e 2011). Com três vitórias cada um deles, o lembrado mestre inglês Anthony Miles e o cubano Leinier Dominguez o seguem no historial da prova.
Além da presencia de Ivanchuk, a edição 2012 vai ter os seguintes protagonistas: Leinier Dominguez, Ian Nepomniachtchi, Viktor Laznicka, Vladimir Potkin e Yuniesky Quesada. Na impressa cubana chamou a atenção a ausencia do grande mestre local Lázaro Bruzón, justo quando seu rating elo alcança os 2700.
O site oficial da prova é o seguinte:
A info diária da competência pode-se ver no site de Miguel Gomez Masjuan:

Nenhum comentário:

Postar um comentário