quinta-feira, 31 de maio de 2012

Anand campeão!!


O presidente da FIDE, Kirsan Ilyumzhinov, entregou hoje a tradicional coroa de lauréis ao campeão mundial, que agora tem dois anos até o próximo desafio.
Anand ganhou merecidamente o match, no mais seja por aquele velho ditado de «gols são amores» que vale para o futebol mas também para o xadrez. Quem venceu os nervos e realizou até o mesmo final os lances que deram a vitória foi -na maior proporção- o campeão mundial. Obviamente que Gelfand foi um digno e grande adversário, e que na maioria dos casos não mostrou-se inferior ao campeão. Porém alguém tem que ser o ganhador neste tipo de enfrentamentos e, como expressou Kramnik, este vez a sorte favoreceu Anand.
A grande abundância de empates -na fase de jogos pensados- levou a muitas críticas, que abarcaram o formato, o estilo de ambos os mestres e até o mesmo nível deles. Desde o ponto de vista técnico, o match não foi espetacular -por exemplo, o Anand - Topalov do ano 2010 foi muito mais interessante- porém também não foi ruim: salvo nos jogos rápidos (onde os erros são lugar comúm) não existiram erros grossos. Não teve dramatismo nem grandes emoções (salvo nos jogos definidos ou no desempate de rápidas) porém nesto também teve a ver a estrategia de menor risco possível utilizada pelos dos contendentes. E aqui não tem valor as comparações com outros encontros como o recente entre Aronian e Kramnik, que se desenvolveram com outras condições e pressões, incluso económicas. Há que entender que com tanto em jogo -esportivo, económico e prestigio-, uma política mais conservativa era possível. Infelizmente para o público que desejava ver partidas mais abertas e dramáticas. No entanto, somente na India, 160 milhões de pessoas seguiram ao vivo os jogos do tie-break. Um dado que fala sozinho pelo interesse que o velho jogo ciência ainda desperta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário