quinta-feira, 10 de maio de 2012

Fischer: difícil de emular

Nos anos 1963 e 1964 Robert Fischer (foto) estabaleceu uma marca inédita na história do xadrez estadounidense, ao vencer nos campeonatos nacionais desses anos obtendo o 100% dos pontos. Em cada uma das provas, Bobby conquistou onze vitórias, marca que depois disso parece difícil de igualar.
O CCSCCL (Chess Club and Scholastic Center of Saint Louis), organizador desde 2009 dos campeonatos nacionais estadounidenses nas categorias absoluta e feminina, estabeleceu este ano o premio "$64K Fischer" para quem, emulando Fischer, obtenha o 100% dos pontos.
Infelizmente, e já na segunda rodada do torneio, nenhúm pode alcançar Fischer. Até os máximos favoritos, como Nakamura e Kamsky, deixaram meio ponto no caminho.
Se o premio fosse também valedero para o caso feminino, aqui também a maioria das participantes ficaram fora da competência, com a única excpeção de Anna Zatonskih, que lidera com 2 em 2. Mas de acordo ao site oficial, o premio Fischer parece estar reservado de forma exclusiva a categoria absoluta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário