sexta-feira, 25 de maio de 2012

Perto da definição


Apenas dois jogos restam para a finalização da fase regular (doze jogos) do match pelo título mundial que, na cidade russa de Moscou, enfrenta ao campeão Viswanathan Anand e o seu desafiante Boris Gelfand. Até o momento o placar está igualado em 5 unidades, e o desenvolvimento se apresentou equilibrado e muito duro, com um começo tranquilo e com poucas ações emotivas, o in crescendo da segunda parte, onde duas definições aconteceram, e ós últimos dois empates, de diferente signo.
No jogo 9, Anand se desviou da sua costumeira eslava para experimentar com a Nimzoindia, porém o resultado da abertura foi melhor para o primeiro jogador. Gelfand ganhou cedo o par de bispos, e logo o bispo sobrevivente do campeão também se trocou por um cavalo. O par de bispos em conjunto com as peças pesadas do mestre israelí outorgavam ligeira vantagem, mas talvez ele tinha-se apressado ao converter essa posição em outra onde acabou com dama contra torre e cavalo de Anand, mas com boas chances de criar uma fortaleza desde o lado preto. Eventualmente isso foi o que aconteceu, não achando Gelfand a forma de quabrar a resistência e finalmente tendo que aceitar a divisão do ponto. Talvez no momento certo, uma diferente ruptura na ala do rei (por exemplo, g4 em lugar de f4) teria dado melhores chances práticas ao desafiante.
O jogo 10 teve um corte diferente. Anand abreu com peão rei e, contra 1...c5 2.Cf3 Cc6 se decideu pela variante Rossolimo (3.Bb5), evitando a Sveshnikov porém dando uma eviente mensagem: a política de risco zero voltou. O campeão tentou obter suco das pedras e chegou contar com alguma iniciativa, porém logo de adequadas medidas defensivas de Gelfand acabou num empate relativamente rápido.
No jogo de amanha, levando Gelfand as brancas, é possível que o desafiante tente outra batalha estratégica de longo alcance. A maior incógnita, por estas horas, é estabelecer qual vai ser a defesa de Anand. Insistir com a Nimzoindia (ao menos com a linha empregada na partida 9) pode ser arriscado, porém o esquema eslavo utilizado nos jogos prévios começava dar sinais de cansancio. Talvez um gambito de dama declinado? Foi essa a escolha do campeão no último jogo do seu match contra Topalov, também com placar igualado (lembremos: ele venceu com a variante Lasker aproeitando o jogo suicida de um Topalov desconhecido). Em tudo caso, um misterio aberto que começa ser desvelado amanha na capital russa.
Após mais um dia livre (o 27) a última partida vai ter lugar o dia 28, com o campeão mundial levando as brancas. Podem ser duas partidas dramáticas e cheias de emoção o simplesmente o ato de marcar tempo até a definição nos jogos rápidos do desempate... esperemos o primeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário