terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto brasileiro ganha premio "Spirit of Sports"

O nosso jogo, a FIDE e o projeto social brasileiro «Xadrez que Liberta» concebido pelo Vice Presidente Financeiro da Confederação Brasileira de Xadrez Prof. Charles Moura Netto e que tem como consultor o GM Darcy Lima Vice-Presidente da FIDE Américas e Consultor da Federação Internacional de Xadrez para projetos sociais obteve um novo reconhecimento, ao receber o primeiro premio «Spirit of Sport». O anuncio foi feito durante a convenção Sportaccord realizada na cidade de Quebec, Canada, o passado 24th de maio.

O premio «Spirit of Sport» fou criado pelo Sportaccord Council no ano 2002 e galardona pessoas e instituções que realizam contribuções importantes e excepcionais utilizando o esporte como ferramenta para mudanzas sociais positivas.

A Sportaccord aglutina as diversas entidades esportivas do planeta (como a FIDE, a FIFA -futebol-, a FIBA -basquet- ou a ITC -tenis-); foi criada no ano 1967 e tem sede na cidade suíça de Lausanna. O seu presidente é o holandés Hein Verbruggen.

O projeto brasileiro se desenvolve desde o ano 2005 no estado de Espiritu Santo, beneficiando aproximadamente três mil internos do sistema penitenciário do Espírito Santo. O projeto foi implantado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá.

O secretário de Estado da Justiça (ES), Ângelo Roncalli de Ramos Barros, comemorou o prêmio. «Este tipo de reconhecimento é muito importante e incentivador para que possamos continuar seguindo neste caminho e, proporcionando um ambiente de mudança de atitude para aqueles que cumprem pena. O xadrez é um esporte que desenvolve a capacidade intelectual e socializa as pessoas. Também é um esporte disciplinador, que promove a criatividade, o planejamento e a reflexão», disse o secretário.

Mais do que entreter os internos, o objetivo do projeto é traçar paralelos entre o jogo e a vida. «Incentivamos a reflexão e mostramos que, como no jogo, na vida também precisamos respeitar regras, respeitar o momento de decisão do outro e ainda nos colocarmos na situação do outro. Buscamos com esta analogia desenvolver valores nos internos», explica a diretora de Ressocialização do Sistema Penal, Quésia da Cunha Oliveira.
Segundo o vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Charles Moura Netto, «o projeto Xadrez que Liberta será adotado em presídios femininos do mundo como política, por meio da ex-presidente do Chile e atual diretora Executiva para Políticas para as Mulheres da Organização das Nações Unidas (ONU), Michelle Bachelet». Para tratar do tema, Moura Netto e o grande mestre Darcy Lima participarám de uma reunião na sede da ONU, em Nova Iorque, no próximo mês de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário