quinta-feira, 28 de junho de 2012

A revelação do campeonato russo


Durante grande parte do tempo foi o líder da prova. Na última rodada, uma inoportuna derrota deixou ele terceiro porém ainda assim merece ser considerado a grande revelação da Liga Maior da Rússia, um importante torneio que faz as vezes de semifinal do campeonato russo. Se trata do jovem grande mestre Daniil Dubov (foto, 16 anos), que agora vai disputar a superfinal junto com os outro quatro classificados: Dmitry Andreikin (foi o vencedor do torneio por melhor sistema desempate), Nikita Vitiugov (os três citados com 7,5 pontos em 11), Sanan Sjugirov (outro jovem valor) e o ex campeão europeu Vladimir Potkin (que segue mostrando um interessante crescimento enxadrístico).
Rússia segue surpreendendo com a aparição de fortes enxadristas, ainda no marco económico atual, onde o xadrez não recebe tantos estímulos como na época soviética.
Também surpresa, porém negativa, foi a relativamente mã atuação dos três principais favoritos da prova: Dimitry Jakovenko (somente alcançou o 50% dos pontos), Ian Nepomniachtchi e Ernesto Inarkiev, que não lograram a classificação.
Dubov, que já foi treinado por Dolmatov, é hoje um dos alunos do famoso comentarista e grande mestre Sergei Shipov. Bareev explicou a sua atuação em Tyumen dizendo que ele tinha todas as estrelas alineadas, e que foi ganhando confiança com o passar das rodadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário