sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Brasil vence África do Sul pela mínima

Sorte dispar para as equipes brasileiras no dia de hoje: a absoluta confirmou seu favoritismo ganhando de África do Sul pela mínima diferencia (empates de Vescovi, Milos -foto- e Mekhitarian e vitória de Fier) enquanto a feminina não pudo superar o desafío da experimentada formação da Bósnia & Hercegovina. As europeias venceram 3x1 (empates de Feliciano e Chang).
 
O absoluto
No primeiro tabuleiro do absoluto o grande mestre Giovanni Vescovi neutralizou a iniciativa branca da abertura e obteve chances algo melhores, mas no final a defesa do africano foi suficiente para o empate.
Como no match prévio ante Emiratos Árabes, o grande mestre Alexandr Fier foi quem obteve o ponto intero que deu a vitória. Em passant, ele provocou o roque grande do adversário, o mestre internacional Kobese, que agora leva três derrotas na prova.
O grande mestre Gilberto Milos, no terceiro tabuleiro, não enfrentou maiores problemas levando as peças pretas em uma posição com formação simétrica surgida da Pirc.
No quarto tabuleiro o grande mestre Krikor Mekhitarian também dividiu o ponto -a sua ligeira iniciativa nunca alcançou para mais-.
Após esta quarta rodada, são quatro os líderes: Ucrânia, Hungría, Armênia e Rússia. O últime time -primeiro pré-classificado- vinha fazendo um culto à solidez e ganhava sem muito brilho, porém ontem decolou na hora de enfrentar a outro forte time -China-. os russos venceram 3x1 com boas produções individuais.
Destaque para importantes vitórias sul-americanas, todas pela mínima: Argentina sobre México, Perú sobre Bielorússia e Paraguai sobre Rumánia (nos últimos dois casos enfrentando adversários de maior promédio elo). Em cambio, a Cuba de Dominguez e Bruzón parece estar passando por uma mã fase: ontem perdeu ante Irã e acompanha Holanda na metade da tabla.
 
O feminino
Siguem as surpresas no feminino: na mesa 1, apesar da diferencia de elo, Índia não pudo com Sérvia. Russas e francêsas lideram com o 100% de aproveitamento (pontos por match ganho) porém candidatas como China e Georgia estão somente um ponto abaixo. Brasil caiu ante Bósnia e Hercegovina, em match onde as balcânicas fizeram valer a diferencia de elo. Destaque para o empate de Feliciano no primeiro tabuleiro ante uma experimentada adversária com perto de 100 pontos elo de diferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário