terça-feira, 14 de agosto de 2012

Svetozar Gligoric (1923-2012)

Uma lenda do xadrez acaba de morrer, aos 89 anos, na Sérvia. Svetozar Gligoric (foto, 2 de fevereiro de 1923 - 12 de agosto de 2012) foi durante décadas o abandeirado do xadrez iugôslavo, vencedos doze vezes do campeonato nacional desse país e nos anos cin-quenta e sessenta um dos poucos adversários dos melhores do mundo nascido fora da União Soviética.
Três vezes candidato ao título mundial (em 1953, 1959 e 1968), Gligoric ex-tendeu a sua carreira nos níveis mais altos até começos dos anos oitenta. Depois participou isoladamente em competições, sendo a última o match entre a União Soviética e Iugôslavia no ano 2007.
Começou jogar xadrez aos onze anos, porém a guerra -onde teve destacada atuação como partisano junto ao brigadier Josip Broz (Tito)- interrompeu a sua carreira. Acabada esta, se de-dicou professionalmente ao jogo ciên-cia, obtendo o título de MI em 1950 e de GM em 1953.
Gligoric teve participação importante em outros campos do xadrez, como jor-nalista -escreveu um dos mais famosos livros sobre o match entre Fischer e Spassky e também outro dedicado aos matches pelo título mundial na segunda parte do século XX- e árbitro -foi o principal no famoso match Karpov - Kasparov cancelado por Campomanes.
Amigo de Bobby Fischer, depois do match revancha deste com Spassky (1992) escreveu inspirado no americano um livro sobre o Fischerandom (ou xadrez 960).
No campo teórico aportou numerosas e bem fundamentadas ideias nas aberturas Ruy Lopez, Índia de Rei -foi o real introdutor da denominada variante Mar del Plata ou Iugôslava- e Nimzo-india -sobre a qual também escreveu um livro fundamental-.
Nos últimos anos compartilhou a sua paixão pelo xadrez com a música, tendo registrado um CD de sus canções o ano passado.
Gligoric foi um dos motores e motivos do grande interesse mostrado pelos iugôslavos pelo xadrez; com base nisso foi considerado o melhor esportista do ano 1958 da Iugôslavia.
Uma enorme perda significa a morte deste lendario mestre, representante dos anos de ouro do xadrez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário