domingo, 16 de setembro de 2012

São Paulo recebe ao melhor xadrez

 
Entre os dias 24 e 29 de setembro vai ter lugar a fase brasileira da final do Grand Slam, um dos mais fortes torneios do ano e que reúne a alguns dos melhores enxadristas do mundo. São seis os participantes, que se enfrentaram pelo sistema round robin a dupla volta (as revanchas vão acontecer na cidade espanhola de Bilbao entre os dias 8 e 13 de outubro). Quatro dos seis participantes já são conhecidos pelo público brasileiro:
* O campeão mundial Viswanathan Anand (Índia) na sua primeira presentação após reter o título mundial no match contra Boris Gelfand. Sem desafios pela corõa mundial à vista, Anand não precisa guardar muitos segredos na abertura e, a diferencia dos torneios onde participou antes do mencionado match com Gelfand pode dar o seu melhor nesta prova.
* O número 1 do ráting elo, Magnus Carlsen (Noruega), que este ano participou somente de três torneios pensados: Wijk aan Zee, o memorial Tal em Moscou e Biel; tem a motivação extra de superar o récorde de Kasparov (maior elo da história), do qual está muito perto.
* O número 2 do rating elo, Levon Aronian, recente vencedor nas olimpíadas de Istambul por partida dupla: com a sua equipe Armênia ganhou o ouro e também levou o prémio ao melhor primeiro tabuleiro.
* O representante espanhol Francisco Vallejo (foto). Muita diferencia de elo com os outros participantes, porém um competidor duro que sempre tira pontos a algum deles -sobretudo se se sentem obrigados a vencer de qualquer jeito ao participante de menos elo- e que joga partidas interessantes.
A nómina do ano passado se completava com Ivanchuk e Nakamura. este ano, entretanto, vão participar:
* Sergey Karjakin, no. 7 do mundo, nascido na Ucrânia porém representante da Rússia. Vem de realziar uma boa atuação nas olimpíadas, onde ganhou o bronze no terceiro tabuleiro (e prata com Rússia). Grande técnico, se destaca nas posições simples.
* Fabiano Caruana (Itália) a revelação deste 2012 após grandes atuações nos torneios de Reggio Emilia, Moscou e Dortmund. Um estudioso do xadrez que progride paulatina e sostenidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário