sábado, 1 de setembro de 2012

Um empate lutado contra Macedónia


 
A quinta rodada teve um lutado empate na categoría absoluta entre Brasil e Macedónia -com direito a uma muito boa partida do primeiro tabuleiro, grande mestre Rafael Leitão (na foto, na direita, jogando contra Georgiev; trás ele se ve Fier e Milos)- e derrota na feminina ante Dinamarca.

O absoluto
Leitão, levando as brancas, ficou com a melhor parte de um esquema de Gambito de Dama aceito com ...b5 temprano que o seu adversário, o grande mestre Vladimir Georgiev, empregou tentando surpreender. Depois de alcançar uma ligeira vantagem de abertura, o brasileiro explorou imprecisões do seu adversário para vencer de forma clara.
No segundo tabuleiro, o grande mestre Giovanni Vescovi protagonizou uma partida de trámite cambiante ante o seu colega Nedev: na saída da abertura parecía que tinha alcançado uma cômoda igualdade, porém as brancas fizaram gala de recursos interessantes para chegar a um final de torres melhor que o brasileiro empatou mostrando boa técnica defensiva.
O grande mestre Alexandr Fier teve um dia desafortunado. Não obteve nada do seu esquema branco contra a Alekhine oposta por Bogdanovich, e o jogo foi se desenvolvendo entre equilíbrio e ligeira vantagem preta. Em certo ponto, milagres começaram acontecer... porém finalmente a sorte esteve do lado adversário.
O adversário do grande mestre Gilberto Milos, no quarto tabuleiro, empregou uma pouco usual linha para combater a Pirc do brasileiro, mas ficou logo inferior. Milos teve as melhores chances até seu erro no lance 16, que equiparou as ações. Apesar disso, pocuos lances depois a posição voltou lhe favorecer, chegando a um cenário com peças pesadas e cavalo contra bispo ruim. Talvez em apuro de tempo, ambos os mestres jogaram um dramático final com imprecisões mútuas.
Pelo acontecido nos jogos, o empate entre Brasil e a ex república iugôslava pode se considerar como justo.
A quinta rodada teve também dois matches muito interessantes enfrentando os quatro líderes. Na mesa 1 Armênia venceu Ucrânia pela mínima diferencia, após jogos muito parelhos e uma definição no primeiro tabuleiro, onde Aronian venceu de forma impressiva Ivanchuk. Rússia venceu Hungría, também pela mínima, e agora lidera junto com Armênia a prova. O match teve três empates; a vitória russa chegou da mão de Grischuk, que venceu Almasi em bonito jogo.
A rodada teve algumas surpresas (relativas) como o empate da ex república iugôslava Montenegro com a mais forte Alemanha, com destaque para a impressiva vitória de Djukic, levando as pretas no primeiro tabuleiro sobre Naiditsch.
Amanha vai ser dia livre, continuando a prova o dia 3 com o prato forte que significa o match entre Armênia e Rússia.
***************************************
Nova derrota de Brasil no feminino. Destaque para Juliana Terão, que venceu no primeiro tabuleiro (Feliciano descansou). A brasileira ficou inferior e por momentos perdida, mas continuou lutando e finalmente teve seu prémio quando a adversária errou na fase técnica.
Infelizmente, no segundo e terceiro tabuleiro aconteceu ao revés: Gazola tinha posição ganha e acabou perdendo, enquanto Artemis Guimarães (Soares Cruz na estatística oficial) passou de clara vantagem a perder. No quarto, Suzana Chang perdeu sem atenuantes após um erro de cálculo em posição complexa, ainda na abertura.
***************************************
Amanha os duelos da verde-amarelha são: no absoluto, Uzbequistão - Brasil (os uzbecos com Kasimdzhanov no primeiro tabuleiro, que acaba de chegar a Istambul e debutou hoje contra Túnez; Filippov e Dzhumaev são os outros grandes mestres deste equipe; se augura um match duro e parelho) e no femenino Albania, visando uma recuperação.

Um comentário:

  1. Mestre Rodi o GM Fier cometeu um erro horrível não viu uma seguência de xeques forçados com ganho de peça, fácil de se ver.

    Nei Jorge (ALEX)

    ResponderExcluir