quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Guarapari recebe a semifinal do Brasileiro


Local ideal para enxadristas
Ambiente ideal para um torneio de xadrez, o SESC de Guarapari (ES) se prepara para receber, desde amanha, uma das semifinais (Região 1) do 79º. Campeonato Brasileiro de Xadrez, com direito a quatro vagas na final - a ser disputada em dezembro-.


O SESC – Centro de Turismo de Guarapari é um grande complexo hoteleiro (conta com 561 apartamentos) no bairro de Muquiçaba, que tem como principais atrações seu centro de convenções, o parque aquático e um ginásio de esportes com capacidade para 3500 pessoas. Nesta época do ano, ainda sem ingressar na temporada alta, o local está totalmente disponível para os enxadristas, que podem achar na paisagem urbana destas instalações a presença de espírito ideal para encarar uma competência da importância da semifinal. No local se respiram paz e tranquilidade, duas condições estimulantes para o estudo e a concentração que requerem os participantes. Os amplos espaços arborizados e a arquitetura –moderna, estilo brasileiro- são desculpas suficientes para boas caminhadas no complexo, que abarca 110.000 metros quadrados. Em resumo, uma excelente escolha dos organizadores - a CBX e a federação de xadrez de Espírito Santo na pessoa dos dirigentes Jonair Pontes e Claudio Ferreira.
Os suspeitos de sempre
No aspecto puramente esportivo, a prova apresenta uma nómina donde os principais titulados –grandes mestres e mestres internacionais- são também os candidatos de ferro a ficar com alguma das quatro praças. Os suspeitos de sempre. Porém não vai ser simples, porque imediatamente abaixo na pré-classificação aparecem mestres fide e enxadristas sem título, mas experimentados, que também pretendem um lugar na final.
O leitor pode ver a lista completa,  a medida que vai-se preenchendo, no seguinte link do site chess-results:
Enquanto escrevo estas linhas, os grandes mestres Krikor Mekhitarian e Everaldo Matsuura são os primeiros pré-classificados, seguidos pelos mestres internacionais Evandro Barbosa, Roberto Molina e Christian Toth e os mestres fide Luiz Abdalla, Álvaro Aranha, Dirceu Viana e Lincoln Lucena.  Dentre os participantes capixabas, Jorge Wilson da Rocha é o melhor pré-classificado.
A competência se realiza pelo sistema suíço em oito rodadas, sendo o árbitro da prova o internacional Elcio Mourão. As rodadas tem começo as 14.00 e 19.30 hs. nos dias quinta, sexta e sábado, enquanto o domingo muda para 09.00 e 15.00 hs.

O adversário de Campo
Mencionei Lucena e vale, para conhecer a história de alguns dos participantes, comentar para os mais novos que Lincoln foi, a metade dos anos oitenta, um dos candidatos a presidência da FIDE (Federação Internacional de Xadrez), com respaldo de importantes grandes mestres –entre eles o mesmíssimo Garri Kasparov ou Ulf Andersson, com quem Lucena mantém até os dias de hoje uma forte amizade- que desejavam uma alternativa ao então presidente Florencio Campomanes, um enxadrista e dirigente filipino que tinha chegado ao poder mediante uma complexa teia de acordos entre os países subdesenvolvidos e a União Soviética –mais uma inteligência singular-.
Campo, entretanto, não passava os melhores dias: ainda carregava nas costas o peso de ter cancelado o primeiro match entre Karpov e Kasparov pelo título mundial, e seu enfrentamento com o novo campeão (Kasparov tinha conquistado o título em 1985) e com algumas federações europeias importantes podia por em risco a sua presidência. Nessa conjuntura aparece Lucena como candidato dos adversários de Campomanes, e se chegou a olimpíada de Dubai como cenário da votação. Embora Lincoln tivesse esperanças de apresentar alguma luta, com o decorrer dos dias ficou claro que a quantidade de federações que apoiavam a candidatura do filipino só crescia, até que finalmente este último chegou a massa crítica e consolidou a sua liderança na FIDE. O resto é mais conhecido: Campo chegou até a estabelecer seu sucessor, o atual presidente Kirsan Ilyumzhinov.
De volta no Brasil, e até os presentes dias, Lucena desponta a sua faceta de enxadrista participando em provas por todo o território nacional. No seu palmarés aparece o título de campeão brasileiro de veteranos –e participação nos mundiais dessa categoria-. Morador da capital do país, Brasília, organizador de diversas provas nesse Distrito Federal – algumas delas com a participação de Ulf Andersson-, protagonista de mil lendas, dono de um estilo de jogo original, capaz de vencer aos mais fortes –mas também de perder pontos incríveis- Lincoln vai estar entre os protagonistas desta semifinal em Guarapari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário