quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Mais um torneio inesquecível em Salvador de Bahia

Pelo MI Luis Rodi
 
Não se pode começar esta crônica de forma diferente as de alguns mestres e árbitros amigos que comentando de tal o qual torneio fazem destaque especial da culinária regional. Neste caso é totalmente imprescindível, pois uma das lembranças mais claras da prova que este cronista vai ter é a moqueca de camarões –belamente feita- com direito a vista ao famoso Pelourinho, o centro motor e histórico da cidade de Salvador de Bahia, uma das cidades com mais ritmo de Brasil e onde cada passo parece nos inserir num romance de Jorge Amado.
Ficheiro:Salvador-CCBY10.jpg
 
 
boa gastronomia, a praia, a arquitetura pitoresca com as igrejas históricas, o elevador Lacerda e o Mercado; são uma constante de Salvador, e os participantes do III Circuito CBX –etapa Bahia- disfrutamos de todos e cada um dos dias e noites que lá aconteceram. A cidade, enorme e surpreendente, foi o marco adequado para um torneio que vai se convertendo num clássico –penso: o nordeste precisa de muitos torneios deste tipo, e não somente pelas normas, mas também para que os enxadristas destacados de cada estado adquiram experiência-.
A prova se realizou entre os dias 7 e 13 deste mês no Hotel de Trânsito de Oficiais da Pituba, situado nesse bairro. A organização correu por conta da Confederação Brasileira de Xadrez, sendo o grande mestre Darcy Lima o diretor da prova. Dirigiu o árbitro internacional Elcio Mourão, secundado pelo árbitro nacional Wilter Pereira Vieira e os árbitros regionais Jorge Henri Labussiere, Gileno Rodrigues do Amaral e Gilberto Oliveira e Silva.
O mestre internacional argentino Leandro Perdomo foi justo vencedor com 6,5 pontos sobre 9 possíveis. As mesmas unidades que o seu colega Yago Santiago porém com o detalhe de não ter perdido partida. Quem assina finalizou na terceira colocação, a meio ponto dos líderes. Comecei com muitos empates e uma derrota, mas uma sequência de quatro vitórias no final me permitiu ascender nas posições.
Um dos objetivos fundamentais deste tipo de provas é a possibilidade de acessar normas de títulos internacionais. Na Bahia, o principal favorito para lograr uma delas era o mestre fide Paulo Jatobá, que com 2427 de elo é o enxadrista mais destacado no estado. No entanto, Paulo não teve um bom torneio e um par de resultados desafortunados lhe tirou da possibilidade relativamente cedo. Igualmente, com 5,5 pontos alcançou a quarta colocação, que compartiu com o mestre fide argentino Blas Pingas, de muito boa atuação –chegou as últimas duas rodadas com chance de fazer a norma, porém ai perdeu contra Yago-. Meio ponto abaixo deles se posicionou a grande mestre cubana Yaniet Marrero, que nos últimos tempos vem progredindo muito no seu xadrez e na capital bahiana obteve bons resultados como a vitória sobre Santiago –mas também dos outros: inesperadas derrotas com representantes locais privaram ela de um melhor resultado geral-.
 
Luciano Zallio e Mario Andrade Fiaes, dois dignos representantes locais
No entanto, e sendo os citados participantes habituais dos grandes torneios celebrados no Brasil, o leitor pode ter maior interesse na atuação dos representantes baianos –exceção feita de Jatobá, que já conta com participações em finais do campeonato brasileiro-. Começo com Luciano Zallio -que com 4 pontos teve um torneio muito bom, obtendo importantes vitórias sobre Jatobá e Marrero e um empate ante Perdomo- e Mario Andrade Fiaes (2,5 pontos, também contabilizando um empate com Perdomo), sinalados ambos os enxadristas como as revelações do torneio e pela sua juventude como promessas do xadrez nordestino. A sua participação em torneios deste tipo pode consolidar seu jogo e adicionar a experiência que eles necessitam ao enfrentar em duras batalhas aos enxadristas de melhor nível. Como os jogadores de sua força e idade, eles ainda cometem alguns pecados, como o tratamento superficial das posições críticas –não se pode jogar a mesma velocidade toda a partida- e uma dependência grande das possibilidades táticas, porém os dois têm um bom futuro no xadrez, uma vez que tinham pegado a suficiente experiência. O mesmo pode-se dizer do décimo colocado, Hebert de Oliveira, um enxadrista que mora no interior da Bahia e que teve neste torneio seu batismo de fogo. Os três jogaram de igual a igual com seus mais conhecidos adversários, ao igual que o nono colocado, Adriano Barata, que superando todas as limitações de seu estado de saúde –ele é cadeirante e tem problemas motrizes- e o fato de ser um dos participantes mais veteranos –e com isso, sofre mais as rodadas duplas, muito cansativas- mostrou um bom xadrez com base posicional. Justamente o que falta aos mais novos.
Adriano Barata (foto Elcio Mourão)
No final, merece destaque o trabalho dos dirigentes da Federação Baiana de Xadrez, com seu presidente José da Paixão Andrade e o vice-presidente Wilter Pereira Vieira, que fizeram até o impossível para que todos os participantes nos sentíramos como na nossa casa. Há muita dedicação e esforço no que eles fazem, e por isso quero fechar esta crônica parabenizando-os por mais uma atividade de sucesso nesse belíssimo estado que é Bahia. Obrigado amigos, a gente sempre vai quer voltar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário