sábado, 16 de fevereiro de 2013

Anand alcançou Caruana quando falta uma rodada

(foto G. Souleidis no site oficial)

A nona rodada do Grenke Chess Classic que se realiza na cidade alemã de Baden-Baden foi emocionante, com três definições: o até então líder isolado, Fabiano Caruana, perdeu ante Michael Adams (foto), e a vitória do campeão mundial Viswanathan Anand sobre Daniel Fridman permitiu ao mestre indiano alcançar Caruana no topo. No terceiro jogo, Georg Meier derrotou Arkady Naiditsch e depois de um bom tempo como lanterna compartilha a terceira colocação.
Anand voltou mostrar o seu domínio nas aparentemente secas posições da linha principal da Petrov para alcançar uma vantagem mínima em uma complexa posição na qual pareceu estar mais cômodo que o seu adversário. Sucessivas imprecisões fizeram a posição das pretas se desmoronar em poucos lances, restando um final com qualidade a mais para o campeão.
O grande sucesso da rodada foi a derrota de Caruana, que chegou ao controle de tempo em posição inferior. As bem centralizadas peças do mestre inglês -as pretas- impuseram sua presencia, e nem sequer a simplificação ajudou ao mestre italiano, pois o custo desta foi um rei muito exposto que terminou decidindo a luta em favor de Adams.

Posições
1-2. F. Caruana, V. Anand 5½; 3-4.  M. Adams, G. Meier 4½; 5. A. Naiditsch 4; 6. D. Fridman 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário