domingo, 24 de março de 2013

Kramnik se acerca aos líderes


Apenas tinham acontecido uns poucos -e rápidos- lances, e já todos antecipavam a divisão do ponto entre Magnus Carlsen e Levon Aronian, que ainda assim continuaram um soporífero jogo até decretar o resultado. Ambos os mestres compartilham a liderança do torneio candidatura que se realiza em Londres.
Em compensação, os restantes três jogos tiveram definições. No mais importante, o ex campeão mundial Vladimir Kramnik (foto) venceu Peter Svidler no cenário de uma variante da Grünfeld que ambos os mestres conhecem muito bem: o primeiro, porque empregou ela como parte sustancial da sua preparação no match com Kasparov (Londres também, ano 2000); o segundo, porque é uma autoridade do lado das pretas nesta defesa. O ex campeão mundial obteve alguma iniciativa da abertura e depois disso ganhou um final impecável, exibindo uma técnica magistral. Agora Kramnik ficou a um ponto dos líderes, e amanha enfrenta Carlsen levando as brancas -pode ser o jogo do torneio-.
Também Boris Gelfand mostrou uma sensacional preparação, vencendo de pretas a Teimour Radjabov em uma conhecida posição da Double Inglesa. O vicecampeão mundial primeiro obteve o equilíbrio, depois foi acumulando pequenas vantagens até se fazer com o ponto, ajudado por certa falta de resolução do lado branco.
O outro vencedor do dia foi Alexander Grischuk. Na sua partida com Vassily Ivanchuk a posição era sempre cercana ao equilíbrio, porém no apuro de tempo extremo que o segundo teve era impossível fazer os melhores lances e o ucraniano acabou pendurando. O mestre russo mantem ainda alguma esperança: se coloca na quarta posição, a um ponto e meio dos líderes da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário