terça-feira, 9 de abril de 2013

Candidatura Londres 2013: a visão de Kasparov



No site russo Crestbook.com o ex campeão mundial Garry Kasparov (foto) realizou interessantes declarações sobre o recentemente disputado torneio Candidatura (Londres 2013) que consagrara Magnus Carlsen como desafiante de Anand. A continuação apresentamos as mais interessantes:

* "O torneio demonstrou que os rumores sobre a morte do xadrez clássico foram exageradas. Londres foi um espetacular evento, com muitos jogos decididos. Ainda assim, não tenho certeza que seja o melhor torneio da história. Posso compara-lo com o torneio de candidatos de 1959".
* "As regulações do torneio foram terríveis. Quem fez as regras? O desafiante não pode ser escolhido por tie-break! Porque o número de vitórias deveria ser mais importante que o (sistema) Sonneborn-Berger? Era absolutamente necessário realizar um match com tempo normal entre os dois mestres que compartilharam a primeira colocação, ainda no caso deles não fazer os mesmos pontos e não ter uma diferença maior a um ponto. Unicamente se o match acaba empatado o tie-break deve ser levado em consideração".
* "O torneio mostrou as fraquezas de Carlsen. Estou me referindo as suas aberturas e a capacidade de jogar partidas decisivas. Por exemplo, ele estava jogando uma partida de vida ou morte na última rodada e perdeu ela. Teve sorte que seu concorrente também perdeu".
"O estilo de Carlsen não é ainda o ideal. Por exemplo na última rodada contra Svidler ele jugou 30.Bh4 em vez de 30.Bh8! Porém isso é um nível diferente e Magnus ainda não está lá".
* "Anand é um experimentado lutador, capaz de jogar o match de forma sólida porém se Carlsen trabalha para eliminar as suas fraquezas ele deve ser o vencedor. Neste momento ele joga melhor xadrez que Anand. E Kramnik também está jogando mais forte que Anand".
* "Dificilmente eu seja um admirador de Kramnik, porém ele jugou brilhante em Londres. Foi um dos melhores torneios da sua carreira".
* "Ivanchuk mostrou que é um guerreiro e um enxadrista de primeira classe -como não o são, por exemplo, Gelfand ou Topalov-. Aronian está perto mas ainda não ingressou a esse circulo. Ivanchuk continua a tradição de fortes enxadristas que não lograram ser campeões mundiais, como Keres ou Korchnoi. Ainda Ivanchuk os supera em certas coisas, como por exemplo ter me superado e também a Karpov em torneios, enquanto os citados antes não ultrapassaram ao jogador estrela de seus tempos".
* "Na última rodada Ivanchuk estava jogando pelo honor, sua inteira carreira. Kramnik não entendeu isso".
* "Sobre os controles de tempo há uma questão para a FIDE: um não pode mudar o controle de tempo justo em provas desta importância  Mudar desde o controle de tempo com incremento ao ritmo clássico foi fatal para Ivanchuk, e também foi um problema para Grischuk. De outra forma eles poderiam ter feito um melhor torneio".
* "Grischuk esteve muito bem preparado. Ele obteve uma grande vantagem no seu jogo de brancas contra Kramnik e também na partida com Carlsen na segunda volta. Se consideramos as posições que ele teve, Grischuk pudo ter ganho 2-0 de Svidler. Eu tinha analisado a entrega de cavalo em c4 nessa linha da Índia de Rei (jogo Svidler-Grischuk) nos anos noventa. As pretas ficam incluso melhores com esse lance. Então eu mostrei ele a Nakamura, porém não teve oportunidade de utiliza-lo".
* "Aronian falhou em achar a atmosfera de luta necessária. Parece que Levon começou a ter problemas depois da sétima rodada, quando ele não pode converter sua promissória posição contra Grischuk em ponto, enquanto Carlsen manobrou para escapar miraculosamente de Radjabov". 
* "No geral, o torneio mostrou quem é quem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário