segunda-feira, 1 de abril de 2013

Carlsen ganha o Candidatura em incrível final


Magnus Carlsen (foto) é o desafiante do campeão mundial Viswanathan Anand após vencer o torneio Candidatura que se desenvolveu até hoje na cidade inglesa de Londres.
Carlsen compartilhou o primeiro lugar na prova com o ex campeão mundial Vladimir Kramnik, porém foi o vencedor por ter o melhor sistema de desempate (maior número de vitórias; talvez teria sido mais justo um match desempate).
No entanto, a vitória do mestre norueguês teve alguns detalhes incríveis, como a sua derrota na rodada final ante Peter Svidler -e a derrota de Kramnik ante Vassily Ivanchuk-. Estas dramáticas circunstâncias -a derrota dos dois máximos favoritos- deu ao torneio um plus de emoção que faz história neste tipo de provas. Um não deixa de pensar em Petrosian, Curação 1962, quando o astuto armênio estabeleceu que uma série de empates alcançaria para obter o torneio... mas na situação da atual prova, tanto Carlsen quanto Kramnik tinham que ter nervos de aço para empatar seu jogo final e torcer para que o seu adversário não ganhe na outra mesa!
As posições finais: 1-2. M. Carlsen, V. Kramnik 8½; 3-4. L. Aronian, P. Svidler 8; 5-6. A. Grischuk, B. Gelfand 6½; 7. V. Ivanchuk 6; 8. T. Radjabov 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário