domingo, 23 de junho de 2013

Gelfand vence no memorial Tal


O grande mestre israelita Boris Gelfand (foto) foi o justo vencedor da oitava edição do memorial Tal que se realizou até hoje na capital russa, Moscou. A prova alcançou a categoria XXII da FIDE (2777 de elo médio).
Gelfand obteve assim o seu melhor resultado desde o seu triunfo no torneio candidatura de Kazan 2011 -após o qual ganhou o direito de enfrentar Anand pelo título mundial-. Foi o mais regular -três vitórias e seis em-pates- e fez um bom xadrez, com destaque para sua vitória -levando as pretas- ante Caruana em uma das linhas de moda na Siciliana Najdorf.
Gelfand, junto com Mamedyarov e Andreikin finalizou a prova sem conhecer derrota.
Boa atuação de Magnus Carlsen, que já deve estar com a cabeça no futuro match contra Anand. O norueguês, número 1 do mundo no rating elo, manteve chances de vitória até a última rodada, porém não pode quebrar a posição de Mamedyarov.
Talvez o fato mais curioso da prova seja a atuação de Hikaru Nakamura: após derrota na primeira rodada teve uma recuperação espetacular com 4½ em 5, incluindo vitória sobre o campeão mundial Anand. Quando parecia que o estadunidense marchava expresso para o primeiro lugar, aconteceram três derrotas seguidas, um grande roque fatal para as suas chances.
Fechando a tabla de posições, dois grandes da história do xadrez em um papel desacostumado. O campeão Viswanathan Anand pode estar pensando no match de novembro ante Carlsen, e o seu antecessor Vladimir Kramnik pagando o custo do enorme esforço realizado no recente candidatura de Londres. Crédito lhes sobra.

Posições
1. B. Gelfand 6; 2. M. Carlsen 5½; 3-5. F. Caruana, S. Mamedyarov, D. Andreikin 5; 6. H. Nakamura 4½; 7. S. Karjakin 4; 8-9. A. Morozevich, V. Anand 3½; 10.  V. Kramnik 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário