terça-feira, 27 de agosto de 2013

Tromso: semifinais sem vencedores nem vencidos (por enquanto)


Hoje se realizou a segunda partida das semifinais da Copa do Mundo na cidade norueguesa de Tromso, e como a primeira, acabaram em empate, mas nesta oportunidade com (em um caso muita) luta.
Eugeny Tomashevsky levou as brancas ante Dmitry Andreikin (na foto), e obteve alguma iniciativa no original Gambito de Dama, variante das trocas, que apareceu no tabuleiro, com ambos os mestres fazendo o roque grande. Mas não alcançou para mais e o empate foi assinado no lance 29.
Já o jogo entre Vladimir Kramnik e Maxime Vachier Lagrave foi uma titânica luta que se estendeu por 125 lances. O ex campeão mundial emergiu da abertura com alguma vantagem, que foi-se ampliando perto do apuro de tempo. No final resultante, com torre e cavalo por lado, três peões para as brancas contra dois, todos no mesmo setor, chegou ter vantagem decisiva, mas todo dependia de um lance com uma sequência que não era fácil de ver com pouco tempo no relógio. Kramnik não o realizou, Vachier-Lagrave pudo erigir uma fortaleza e o final de torre contra cavalo limpos posterior acabou na divisão do ponto.
Amanha 28 se realiza o tie-break de partidas rápidas. Os vencedores classificam de forma automática ao próximo torneio candidatura, pelo qual o resultado destes duelos é de grande importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário