domingo, 1 de setembro de 2013

Kramnik mantem a vantagem na final da Copa do Mundo

O começo da terceira partida (foto site oficial)
Resta somente um jogo na série disputada a ritmo clássico. Dmitry Andreikin vai levar as peças brancas, e necessita a vitória de forma obrigatória para acessar o desempate de partidas rápidas: nos três jogos prévios o ex campeão mundial Vladimir Kramnik assumiu a liderança após vencer o primeiro jogo (comentado no post prévio) e empatar sem muitas dificuldades os dois seguintes.
O segundo jogo, com Andreikin levando as brancas, foi uma entretenida luta em outro Gambito de Dama declinado, na variante Blackburne. As brancas obtiveram a vantagem de abertura e Kramnik, talvez inspirado no sucesso do primeiro jogo -onde realizou uma bonita entrega posicional de dama- entrou em complicações táticas que levaram a um final equilibrado. Uma fabulosa peça de cálculo de uma dúzia de lances por antecipado do ex campeão mundial, porém... com uma possível desviação que teria dado vantagem às brancas, subestimada por Kramnik e também por Andreikin. Ambos os mestres seguiram, no entanto, a continuação linhal que levou ao final de empate.
Hoje se realizou a terceira partida, com Kramnik levando as brancas. Andreikin variou de defesa, empregando nesta oportunidade a variante Chebanenko da Eslava. Kramnik utilizou uma linha sólida, não muito ambiciosa e logo a posição se simplificou e encaminhou-se à divisão do ponto.
O placar, pois, está 2x1 em favor de Kramnik a falta de uma partida. Desde as 10.00 AM (hora de Brasil) se pode seguir visitando o site oficial da prova: 
Com destaque para a seção de jogo ao vivo (LIVE), com uma esplêndida câmara que registra os protagonistas, um tabuleiro e os comentaristas encabeçados pelo grande mestre inglês Nigel Short. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário