segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Svidler, campeão da Rússia por sétima vez


O grande mestre Peter Svidler se consagrou campeão da Rússia por sétima vez ao vencer na edição 2013. As anteriores conquistas do mestre de São Petersburgo foram nos anos 1994, 1995, 1997, 2003, 2008 e 2011. Svidler alcança Botvinnik em número de conquistas do máximo torneio (se bem que «o Patriarca» ganhou o título soviético).
Na última rodada da prova Svidler empatou levando as peças pretas contra Sergey Karjakin. Entretanto, uma grande luta se desenvolvia no tabuleiro onde jogavam Ian Nepomniachtchi e Vladimir Kramnik; o vencedor deles alcançaria Svidler na liderança e forçaria um desempate de partidas rápidas. O ex-campeão mundial obteve vantagem, porém após forçar uma e outra vez na procura da vitória acabou perdendo.
No tie-break, Svidler venceu Nepomniachtchi na primeira partida, e aceitou o empate na segunda em posição superior.
O terceiro lugar correspondeu ao grande mestre Nikita Vitiugov, com os mesmos pontos que Kramnik, porém melhor sistema de desempate.
Entretanto, no torneio feminino Valentina Gunina foi a campeã, com meio ponto a mais que a ex-campeã mundial Alexandra Kosteniuk. O bronze foi para Natalija Pogonina. A primeira pré-classificada, Tatiana Kosintseva, teve uma desafortunada atuação e finalizou apenas no sétimo lugar entre dez participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário