segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Nova vitória de Carlsen

 
A sexta partida do match (de um total de doze) começou com uma das opções mais clássicas em matéria de aberturas: a Ruy Lopez, variante Berlinense, com a qual Carlsen tinha obtido um equilíbrio relativamente cômodo na sua anterior partida de pretas. Anand variou com 4.d3, se afastando do sólido final berlinense, mas depois de uma fase de manobras que seguiu aos primeiros lances, o jogo derivou em um final de peças pesadas equilibrado.
Como no jogo do dia prévio, Anand não esteve preciso na condução do final, e chegado o primeiro controle de tempo estava defendendo um final com uma torre por lado inferior, com peão a menos.
Ainda assim o campeão teve chances de realizar uma defesa que lhe permita a divisão do ponto, porém posteriores imprecisões forma agravando a sua situação até acabar em uma posição perdida.
Foi uma dura derrota para Anand, que está perdendo o match mais por imprecisões próprias que devido ao jogo adversário. Agora o campeão enfrenta a dura tarefa de recuperar dois pontos nos seis jogos que restam. O principal fator, nesta situação, é psicológico: há que esquecer os erros e jogar a parte que resta do match como se recém começasse.
Para Carlsen, entretanto, é uma grande oportunidade de obter o título. Sem brilhar, o norueguês está mostrando um xadrez prático e quase sem erros, muito pragmático. Um estilo que lhe permite enfrentar os seguintes jogos sem arriscar, mantendo a posição e especulando com o possível desespero adversário.
O duelo continua o próximo dia 18, com a realização da partida 7. Anand volta a levar as peças brancas nessa circunstância –na metade do match está estabelecido o cambio de cores para não facilitar a tarefa de preparo de algum dos protagonistas-.


Nenhum comentário:

Postar um comentário