terça-feira, 12 de novembro de 2013

Novo empate, mas com mais conteúdo

O terceiro jogo do match pelo campeonato mundial entre o titular Viswanathan Anand e Magnus Carlsen finalizou, como os dois prévios, em empate, mas diferente dos outros, esta vez os grandes mestres lutaram até a última peça.
Carlsen, levando as brancas, abriu o jogo com 1.Cf3. Os acontecimentos pareciam seguir os da primeira partida, mas o norueguês variou com seu lance 3.c4, passando o jogo a uma abertura Reti -uma criação do mestre hipermodernista desse nome, com a qual chegou vencer Capablanca-.
No entanto Anand pareceu estar preparado ante essa contingência, e realizou um plano que lhe concedeu um rápido equilíbrio, embora o caráter dinâmico da posição augurava uma difícil luta estratégica.
A saída da abertura cada lado contava com uma coluna semi-aberta para manobrar e pressionar a posição adversária. O campeão, com base ao par de bispos que obtivera no lance 16 foi mais concreto no seu tratamento da posição e obteve uma ligeira iniciativa, mas adequadas manobras defensivas de Carlsen a reduziram a uma posição com bispos de diferente cor que acabou em uma simplificação geral, restando somente os reis e um bispo por lado na posição onde ambos protagonistas decretaram o empate.
Amanha dia 13 de novembro tem lugar a quarta partida do duelo, com Anand levando as peças brancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário