domingo, 10 de novembro de 2013

Repetição de lances na segunda partida


Como no primeiro jogo, os dois protagonistas do match pelo título mundial declararam empate na segunda partida, realizada hoje em Chennai, Índia, mantendo assim o placar equilibrado (1x1).
O campeão mundial, Viswanathan Anand levou as brancas a abriu o jogo com a sua favorita 1.e4. Logo no tabuleiro apareceu a defesa Caro Kann, uma surpresa por parte de Carlsen que geralmente respondeu o peão rei do mestre indiano com sicilianas ou Ruy Lopez.
O jogo pronto continuou pela trilha de um dos mais recentes jogos do campeão (a sua vitória sobre Ding Liren no memorial Tal realizado este ano em Moscou), e logo o condutor das brancas se encontrou ante um dilema: "A posição que surge depois do lance 12 é muito aguda, e claro que eu não a esperava. Neste ponto eu tinha que decidir se queria voar ás cegas ou... escolher uma linha ligeiramente sólida" (Anand).
O mestre indiano, evitando possíveis preparações, foi optando pelas continuações sólidas, e já no lance 17 o resultado era claro: sem damas no tabuleiro, com duas torres e bispo da mesma cor por lado, a divisão do ponto era o resultado mais provável. Os contendentes arribaram nesse resultado no lance 25.
Sendo amanha o primeiro dos dias livres estabelecidos, o match continua o próximo 12 de novembro com a terceira partida. Magnus Carlsen levará as peças brancas nessa oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário