domingo, 15 de dezembro de 2013

Campeonato Brasileiro: Umetsubo lidera com 4 em 4


O mestre FIDE César Umetsubo (foto gentileza do blog Reino de Caissa) é o líder isolado, com 4 em 4, na 80a edição do Campeonato Brasileiro de Xadrez que se realiza nas instalações do hotel Cabo Branco Atlântico na capital paraibana, João Pessoa. Umetsubo venceu seus dois jogos na rodada dupla de hoje para se destacar na liderança.

A rodada 3
O jogo mais esperado da rodada acabou em um empate rápido entre os grandes mestres Krikor Mekhitarian e Rafael Leitão. O outro duelo de interesse pelas posições prévias foi o que enfrentou ao mestre internacional Diego di Berardino com Umetsubo. O mestre carioca obteve uma pequena vantagem na abertura utilizando a linha principal contra a Petrov, mas no momento crítico não jugou com exatidão e permitiu um final favorável ao condutor das pretas, que vinha aplicando originais planos de defesa. Ainda assim Di Berardino manteve chances práticas até o final, quando levou o rei á ala de dama para conter os peões adversários ao tempo que procurava contrajogo com os próprios na ala de rei. Um desafortunado lance de rei (44.Rc4? em vez de 45.Rc5) o deixou em uma posição imediatamente perdida.
Paulo Jatobá venceu Yago Santiago em duelo de trâmite cambiante. As pretas tinham logrado uma boa posição após uma abertura Reti, com uma maioria de peões na ala de dama que podia ser perigosa, porém erraram o plano e incluso perderam o jogo. Evandro Barbosa derrotou Luismar Brito em uma longa luta de manobras, Roberto Molina obteve o ponto ante Francisco Cavalcanti (após boa demostração contra o esquema de Benoni fechada aplicado pelas pretas) e Máximo Macedo venceu Christian Toth.

A rodada 4
Utilizando um esquema aparentemente tranquilo, Umetsubo soube converter a posição em uma versão favorável do gambito de Dama declinado para obter uma posição melhor e logo a vitória ante o mestre internacional Roberto Molina, no primeiro jogo em finalizar.
Quase depois, Yago Santiago obteve a sua primeira vitória da prova ao derrotar Christian Toth em uma Nimzoindia variante Rubinstein, aproveitando o jogo passivo das pretas na posição crítica. Na posição final Yago realiza um elegante arremate, com dois cavalos indo sobre o monarca inimigo.
Máximo Macedo continua a sua remontada vencendo de pretas ao local Luismar Brito após uma luta na abertura Veresov. 
O grande mestre Krikor Mekhitarian não quer perder de vista ao líder Umetsubo e derrotou levando as pretas ao outro representante local, Francisco Cavalcanti, que utilizou um original e surpreendente esquema contra a Bogoindia.
Após vencer a Evandro Barbosa, o grande mestre Rafael Leitão se posiciona a um ponto do líder. O jogo foi uma Grünfeld que derivou em uma posição que também pode surgir da variante Panov da Caro Kann. Algumas imprecisões de Barbosa, que levava as pretas, permitiram Leitão ganhar uma firme iniciativa que logo se transformou em vantagem clara e vitória.
No restante encontro da rodada, Diego di Berardino se recuperou da derrota prévia vencendo Paulo Jatobá com as peças pretas. O jogo se manteve equilibrado até o apuro de tempo, quando as peças brancas falharam na hora de coordenar e a dupla dama + cavalo do carioca foi feroz.

As posições
1. Cesar Umetsubo 3; 2-3. Evandro Barbosa, Krikor Mekhitarian 2½; 4-6. Rafael Leitão, Paulo Jatoba Reis, Roberto Molina 2; 7-8. Diego Di Berardino, Maximo Iack Macedo 1½; 9-10. Christian Toth, Yago Santiago ½; 11-12. Luismar Brito, Francisco Cavalcanti 0

Para seguir a prova
Site oficial (com info e os boletins de cada rodada):
Info em chess-results (com a base de partidas se atualizando regularmente durante os jogos):
Blog Reino de Caissa (com crônicas e fotos de cada rodada):

Nenhum comentário:

Postar um comentário