sábado, 14 de dezembro de 2013

Começou final do Campeonato Brasileiro em João Pessoa

GM Leitão com as peças pretas ante o MI Di Berardino: empate após dura batalha e interessante final de torres
Ontem, 13 de dezembro, teve lugar a primeira rodada da 80a edição do Campeonato Nacional Brasileiro, nas instalações do hotel Cabo Branco Atlántico, na cidade de João Pessoa.
Com o internacional Antonio Bento como árbitro principal, doze enxadristas lutam pelo título de campeão nacional em uma prova que se estende até o próximo dia 21.
Na primeira rodada, cinco das seis partidas tiveram definição, porém o único empate foi talvez o mais interessante dos jogos, entre o mestre internacional Diego di Berardino e o grande mestre Rafael Leitão.
No marco de uma linha posicional da Siciliana Najdorf, as brancas, conduzidas pelo mestre carioca, obtiveram as melhores chances durante a passagem do meio-jogo ao final, onde, em uma posição com duas torres por lado, tiveram boas oportunidades de vitória. Uma imprecisão no momento chave tirou a Di Berardino do caminho da vitória, e Leitão alcançou o empate. Mas mais que um acaso, o resultado foi também grande mérito do grande mestre, que em um cenário muito complexo sempre tentou dificultar a tarefa técnica adversária criando problemas. O final em se foi muito interessante e recomendável para os amadores que desejem melhorar o seu conhecimento deste tipo de posições.
O outro grande mestre que participa da prova, Krikor Mekhitarian, obteve clara vantagem com as peças brancas no seu jogo contra o MI Christian Toth, porém perto do controle de tempo foi se complicando e, com ajuda de uma entrega de qualidade típica do Volga as pretas lograram uma posição de equilíbrio. No entanto, e talvez pelo mesmo apuro de tempo, os acontecimentos seguintes foram novamente em favor das brancas, e na posição final, uma peça pendurada definiu a partida.
Também interessante foi o jogo entre o MI Roberto Molina e o MF local Luismar Brito. Nos esquemas Maroczy, as brancas podem levar seu peão b às casas b3 ou b4, e o peão f às casas f3 e f4. Todas as combinações são possíveis, porém Molina escolheu a mais agressiva: peões em b4 e f4. Brito não soube como reagir ante esse esquema e logo ficou inferior, restando o arremate do mestre mineiro.
Os outros resultados:  o MI Evandro Barbosa venceu ao MI Máximo Macedo após obter vantagem em uma abertura Quatro Cavalos; o MF Cesar Umetsubo venceu ao MI Yago Santiago e o MF Paulo Jatobá derrotou ao MF Francisco Cavalcanti em uma luta onde ambos os mestres tiveram suas chances.
A segunda rodada é hoje, desde as 15.00 horas.

Alguns links úteis:

Site oficial:
Info em chess-results:
O melhor blog do xadrez em Paraíba, Reino de Caissa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário