sábado, 14 de dezembro de 2013

Dois líderes após segunda rodada no Brasileiro


O mestre fide César Umetsubo e o grande mestre Krikor Mekhitarian (foto) são os líderes da 80a edição do Campeonato Nacional Brasileiro que se realiza em João Pessoa com pontuação ideal: 2 / 2. A meio ponto deles aparecem o grande mestre Rafael Leitão e os mestres internacionais Diego di Berardino e Evandro Barbosa.
Umetsubo venceu levando as peças brancas ao mestre fide Paulo Jatobá Reis após uma Francesa Tarrasch bem adentrada na teoria. As pretas realizaram uma entrega temática de qualidade e obtiveram compensação, mas com o acontecer dos lances a sua posição foi ficando difícil e uma oportuna devolução de material por parte de Umetsubo entregou um cenário onde somente as brancas podiam vencer -o que aconteceu alguns lances depois-.
Mekhitarian realizou um muito original tratamento no seu jogo (uma Francesa onde levou as peças pretas) contra o local Luismar Brito, obtendo vantagem na primeira fase da partida. O grande mestre depois foi metodicamente incrementando dita vantagem e trocando peças até chegar a um final ganho.
O jogo mais interessante do dia foi a vitória do grande mestre Rafael Leitão sobre o mestre internacional Roberto Molina, desenvolvido na variante Alatorzev do Gambito de Dama declinado. Na trilha de um esquema empregado primeiro por Portisch e que envolve uma entrega de peão, o grande mestre, que levou as brancas, produz uma novidade muito interessante, com a entrega de um segundo peão. Logo o surpreendido Molina não acertou com a melhor defesa e a sua posição ficou rapidamente perdida.
Di Berardino utilizou um esquema hedgehog para enfrentar a Inglesa do outro representante local, Francisco Cavalcanti. O jogo foi parelho durante longo tempo, porém perto do controle de tempo o condutor das brancas foi realizando imprecisões que lhe custaram o ponto.
Barbosa, que tinha vencido o seu primeiro jogo, teve que sofrer para alcançar o empate na sua partida ante o mestre internacional Christian Toth. O mestre mineiro jugou de forma agressiva contra o esquema de duplo fiancheto de Toth, porém não logrou a iniciativa almejada e incluso o meio jogo favoreceu ao seu adversário. No final Toth teve as melhores chances, porém Barbosa defendeu bem e conseguiu o empate.
Completou a rodada o rápido empate entre Santiago e Macedo, sem dúvida uma tentativa de recuperação da derrota que ambos os mestres sofreram na primeira rodada.
Amanha se realiza a terceira rodada, desde as 10.00 horas, com destaque para o duelo dos grandes mestres Mekhitarian - Leitão. O outro líder, Umetsubo, leva as pretas ante Di Beradino em outro jogo de interesse.
Vale destacar que a quarta rodada também se joga amanha, configurando a primeira de duas jornadas duplas da prova -a outra tem lugar na quinta feira, 19 de dezembro-

Nenhum comentário:

Postar um comentário