quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Leitão é líder isolado após dramática rodada

O mestre internacional Diego di Berardino ocupa a quinta colocação na prova após vencer Macedo
O grande mestre Rafael Leitão é o único líder na 80a. edição do Campeonato Nacional Brasileiro, e a falta de duas rodadas está respondendo a sua condição prévia de grande favorito.
No jogo pela nona rodada, Leitão venceu levando as peças brancas ao mestre fide local Francisco Cavalcanti. Em uma das linhas de moda na Benoni Moderna, as pretas empregaram uma continuação que a teoria não acaba de considerar inteiramente correta, porém que cada tempo recebe novas ideias tentando a reabilitar. Não foi esta a oportunidade, e o grande mestre obteve uma ligeira vantagem na abertura que em um meio jogo difícil -para as pretas, com as peças sofrendo de falta de coordenação- se ampliou até ser decisiva.
Quem liderava com Leitão até esta rodada, o grande mestre Krikor Mekhitarian, teve uma desafortunada partida: depois de obter vantagem na abertura com as brancas (uma aguda Semieslava, variante Merano) e incrementa-la no meio jogo até a tornar decisiva, cometeu uma série de imprecisões que permitiram ao seu adversário -o mestre internacional Yago Santiago- mostrar seus recursos para equilibrar primeiro e obter vantagem depois. O final com qualidade a mais para o preto em apuro de tempo mútuo foi ainda um detalhe mais deste dramático jogo, importante para as posições.
Outro jogo dramático foi o que enfrentou aos mestres internacionais Máximo Macedo e Diego di Berardino: o primeiro chegou ficar em posição ganhadora após acertar no meio-jogo de uma complexa linha da Benoni Moderna, porém no momento crítico permitiu a reabilitação do mestre carioca que finalmente se fez com o ponto em jogo.
O duelo mineiro entre os mestres internacionais Evandro Barbosa e Roberto Molina foi uma muito complexa luta em uma das variantes de moda da Caro Kann do Avanço (4.h4 h5 5.Bg5 Db6 6.Bd3). O primeiro estava em um dia inspirado, e depois de varias elegantes entregas de material conquistou a vitória.
Completaram a jornada dois empates rápidos: o dos mestres fide Luismar Brito e Cesar Umetsubo e o do mestre internacional Christian Toth com o mestre fide Paulo Jatobá Reis.

As posições
1. Rafael Leitão 8; 2. Krikor Mekhitarian 7; 3. Cesar Umetsubo 6½; 4. Evandro Barbosa 6; 5. Diego Di Berardino 5; 6-7. Yago Santiago, Roberto Molina 4½; 8. Maximo Iack Macedo 4; 9-10. Christian Toth, Paulo Jatoba Reis 3; 11. Luismar Brito 1½; 12. Francisco Cavalcanti 1



Nenhum comentário:

Postar um comentário