terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Mekhitarian vence Umetsubo e toma a liderança


A quinta rodada do Campeonato Nacional Brasileiro teve uma modificação radical na liderança: o até então segundo colocado, grande mestre Krikor Mekhitarian, se converteu no novo líder após vencer ao anterior, MF César Umetsubo. O jogo entre ambos os mestres transitou as trilhas da variante Tarrasch do Gambito de Dama, obtendo as brancas -conduzidas por Mekhitarian- a típica vantagem de abertura contra o peão isolado. Uma imprecisão das pretas permitiu que a vantagem se agrande, e apesar da grande resistência oposta por Umetsubo, que estendeu a luta até passado o lance 70, o resultado foi negativo para a sua causa. Agora Umetsubo está na segunda colocação, mas não sozinho: o grande mestre Rafael Leitão (foto) também se posiciona a meio ponto do líder, após vencer com as peças pretas ao mestre internacional Máximo Macedo. O seu jogo foi uma Nimzoindia variante Kmoch, com as brancas jogando de forma muito original porém duvidosa, criando fraquezas estruturais que ao longo prazo foram contra seu criador.
Os outros resultados da rodada: o mestre internacional Yago Santiago continua a sua recuperação, esta vez com um empate de pretas ante um dos primeiros pré-classificados, o mestre internacional Diego di Berardino. Roberto Molina também recupera posições, ao vencer levando as brancas ao MF Paulo Jatobá Reis. Um dos representantes locais, MF Luismar Brito, obtém seu primeiro meio ponto ao empatar com pretas ante o mestre internacional Christian Toth. E o mestre internacional Evandro Barbosa segue em posições de privilégio ao somar uma nova vitória, esta vez ante o MF Francisco Cavalcanti.

As posições
1. Krikor Mekhitarian 4½; 2-3. Rafael Leitão, Cesar Umetsubo 4; 4. Evandro Barbosa 3½; 5-6. Diego Di Berardino, Roberto Molina 3; 7. Maximo Iack Macedo 2½; 8-9. Paulo Jatoba Reis, Yago Santiago 2; 10. Christian Toth 1; 11. Luismar Brito ½; 12. Francisco Cavalcanti 0

Nenhum comentário:

Postar um comentário