quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Carneiro lidera no Brasileiro 2012

A final do Brasileiro 2012 se realiza na cidade de Montenegro, Rio Grande do Sul. Vitor Carneiro é o líder isolado após três rodadas, com pontuação ideal: 3 em 3, seguido pelo mestre internacional Evandro Barbosa a meio ponto.
A informação pode-se ver no site de chess-results:
http://chess-results.com/tnr93369.aspx?art=4&lan=10&wi=821

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Zurich 2013

O post mortem do jogo Caruana - Kramnik, pela terceira rodada (foto chessnews.ru)
Sessenta anos passaram desde o famoso interzonal celebrado na cidade suíça de Zurich e que fora brilhantemente vencido por Vassily Smyslov -que desse jeito se convertia no retador ao título mundial, em poder de Mikhail Botvinnik-. O torneio é lembrado pela imensa força dos participantes -por citar alguns: Petrosian, Bronstein, Najdorf, Averbakh, Keres, Euwe, Reshevsky...- e também pelos excelentes livros que realizaram depois da prova David Bronstein e Miguel Najdorf.
No 2013, o mesmo local recebe a quatro dos melhores enxadristas do mundo, em torneio celebrado pelo sistema round robin a dupla volta (seis rodadas). Ao finalizar a primeira volta, os seis jogos disputados foram empate mas, que empates! Todos com luta, todos atrativos e tensos. Estamos desfrutando das partidas do campeão mundial Viswanathan Anand, do ex campeão mundial Vladimir Kramnik e dos aspirantes ao título Boris Gelfand e Fabiano Caruana.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Mascarenhas vence no IRT do Clube Guanabara!

Escreve o MI Luis Rodi


Uma justa vitória obteve o mestre FIDE Alberto Mascarenhas (foto) no primeiro IRT do ano no Clube de Xadrez Guanabara (CXG), finalizado hoje. O atual presidente da Fexerj (Federação de xadrez do estado de Rio de Janeiro) demonstrou que além de ser um incondicional no amor ao xadrez, a sua força o posiciona entre os melhores do território fluminense.
Na prova, realizada em sucessivos fins de semana pelo sistema suíço em seis rodadas, Mascarenhas obteve cinco vitórias e um empate ante quem isto escreve, porém também -e fundamentalmente- mostrou um bom nível de jogo, sólido quando as circunstâncias o requeriam. Na última rodada ele soube combater os nervos para derrotar ao sempre difícil adversário Marco Maia -flamante mestre nacional- após dura batalha posicional com direito a apuro de tempo mútuo no território do Gambito Volga (ou Benko).
No pessoal, e dada a qualidade humana de Alberto, me sento muito feliz com esta sua vitória (apesar de ter sido competidor direto pelo primeiro lugar!), por merecida (faz tempo que ele se devia uma atuação deste jeito) e porque sem dúvidas vai alavancar seus futuros passos no nosso mundo das 64 casas. Parabéns Alberto! 
O torneio forma parte de uma série planejada para devolver ao histórico clube do centro carioca às épocas do maior brilho. Teve a participação de uns vinte enxadristas, e foi arbitrado pelo internacional Elcio Mourão.

Principais posições
1. MF Alberto Mascarenhas 5,5 pontos; 2. MI Luis Rodi 5 pontos; 3-5. Luiz Manzi, MF Hilton Rios, Marcio Baeta 4 pontos; 6-7. MF Georg Von Buelow, MN Marco Maia 3,5 pontos; etc.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Comunicado CBX nº 33/2013: Árbitros - Tratamento Equânime


Para evitar que um árbitro que não tenha arbitrado por muito tempo seja penalizado ao ter que pagar vários anos de divida e inviabilize sua volta ao trabalho, para impedir que alguém que não arbitre há tempos, esteja desatualizado, e por isso cometa erros devido a mudanças constantes feitas pela FIDE e, visando tratamento equânime, a árbitros e jogadores que deixem de pagar anuidades, comunicamos que a partir de 01/03/2013 será adotado o seguinte procedimento relativamente aos atrasos de anuidades de árbitros do quadro da CBX:

a) o árbitro que ficar 3 ou mais anos consecutivos sem arbitrar torneios válidos para rating CBX/FIDE terá status de 'inativo' e estará automaticamente suspenso do Quadro de Árbitros da CBX;

b) para retornar à condição de 'em atividade' deverá participar de Curso CBX de reciclagem on line que será lançado no Portal de Xadrez EAD;

c) ao final do curso o árbitro receberá certificado alusivo ao curso e poderá voltar à categoria a que pertencia anteriormente ao período de inatividade;

d) para participar do curso de reciclagem é necessário comprovar a qualificação anteriormente obtida.

e) a exemplo dos jogadores inativos (a quem não é devida a anuidade de anos anteriores) não será devida a anuidade do período que o árbitro não estava autorizado a arbitrar, bem como não será devida a respectiva multa de 10% a.a. em
função da anuidade não quitada que constava de regulamentos anteriores; e, finalmente,

f) o árbitro que não constar da lista de árbitros em dia não poderá arbitrar eventos CBX/FIDE, lembrando que torneios FIDE somente poderão arbitrar aqueles que constem da lista de árbitros licenciados FIDE.

Em decorrência, será editada em 1º/03/2013 nova versão do Regulamento do Quadro de Árbitros, adequado às novas normas.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

GM Milos será o Treinador da CBX para os Campeões Brasileiros


A CBX fechou com o GM Gilberto Milos (foto) para iniciar um programa de treinamento com os campeões Brasileiros sub14, sub 16 e sub18 Absoluto e Feminino com duas aulas mensais a partir de junho de 2013 e seguindo até Dezembro de 2013. No anos seguintes (2014, 2015 e 2016) o programa será mantido e aumentado. Estas e outras ações são parte do plano de ação para a melhoria dos nossos atletas de base. A escolha deste profissional pela CBX, alem é claro de ser um dos melhores Grandes Mestres da nossa história deve-se ao excelente trabalho nesta área e pode ser atestado pelos inúmeros jogadores que formou e ajudou a elevar o nível. Milos também será um dos treinadores nos Centros de Treinamento que serão implantados em 2014 conforme o Comunicado 08/2013. 

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Anand campeão em Baden-Baden!



A cidade alemã foi sede de um torneio de alto nível -o Grenke Chess Classic, na sua primeira edição- entre os dias 7 e 17 deste més. Foram seis participantes competindo pelo sistema round robin a dupla volta (dez rodadas),configurando uma prova categoria XIX da FIDE (2714 de elo médio). Durante grande parte do tempo o líder foi Fabiano Caruana, porém com dois vitórias consecutivas no final o campeão mundial, Viswanathan Anand (foto), se fez com a primeira colocação de forma isolada. Para Anand foi uma vitória importante, pois a sua última vitória em torneios fechados tinha sido em Morelia/Linares 2008, e nos últimos tempos parecia mais focado nos matches pelo título mundial que neste tipo de provas. No entanto, em Baden-Baden a sua atuação foi de menor a maior, com bonitas vitórias como a da nona rodada contra Fridman, que finalmente lhe deram uma merecida vitória. Caruana, no segundo lugar, também merece destaque. Há que estudar porque seu nível desce nos finais de torneio (ontem ele chegou ter vantagem decisiva contra Fridman) quando uma vez mais parecia que seria seguro vencedor da prova; em certo ponto chegou ter um ponto de diferencia sobre o segundo colocado. O seu declive coincidiu com uma grande arremetida final do campeão mundial.

Posições
1. V. Anand 6½; 2. F. Caruana 6; 3-4.  M. Adams, G. Meier 5; 5. A. Naiditsch 4; 6. D. Fridman 3½

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Anand alcançou Caruana quando falta uma rodada

(foto G. Souleidis no site oficial)

A nona rodada do Grenke Chess Classic que se realiza na cidade alemã de Baden-Baden foi emocionante, com três definições: o até então líder isolado, Fabiano Caruana, perdeu ante Michael Adams (foto), e a vitória do campeão mundial Viswanathan Anand sobre Daniel Fridman permitiu ao mestre indiano alcançar Caruana no topo. No terceiro jogo, Georg Meier derrotou Arkady Naiditsch e depois de um bom tempo como lanterna compartilha a terceira colocação.
Anand voltou mostrar o seu domínio nas aparentemente secas posições da linha principal da Petrov para alcançar uma vantagem mínima em uma complexa posição na qual pareceu estar mais cômodo que o seu adversário. Sucessivas imprecisões fizeram a posição das pretas se desmoronar em poucos lances, restando um final com qualidade a mais para o campeão.
O grande sucesso da rodada foi a derrota de Caruana, que chegou ao controle de tempo em posição inferior. As bem centralizadas peças do mestre inglês -as pretas- impuseram sua presencia, e nem sequer a simplificação ajudou ao mestre italiano, pois o custo desta foi um rei muito exposto que terminou decidindo a luta em favor de Adams.

Posições
1-2. F. Caruana, V. Anand 5½; 3-4.  M. Adams, G. Meier 4½; 5. A. Naiditsch 4; 6. D. Fridman 3

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

CBX lançará diversos cursos a distância (EAD)



A Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), em parceria com a Instituição de nível Superior FARESE e com o Portal XadrezEAD lançam em inicio de março o curso de Instrutor escolar através de Ensino a Distância. 
A partir do dia 20 de fevereiro teremos além deste curso novos cursos relacionados a área de Xadrez. Vários cursos serão lançados periodicamente neste portal. 
Os cursos poderão ser acessados em breve no endereço www.xadrezead.com.br

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Mascarenhas lidera no Guanabara



O Clube de Xadrez Guanabara é, dentre os exclusivamente dedicados à pratica de xadrez, o mais antigo e tradicional do Rio de Janeiro, fundado em 28 de Dezembro de 1956. As instalações da instituição sediaram grandes acontecimentos, como o Zonal 2.4, diversos torneios de norma e palestras administradas por mestres do nível do lendário Ulf Andersson. Neste ano 2013 a série de atividades começou com um torneio aberto que, apesar de não entregar premiação concitou a presencia de vários dos melhores enxadristas de Rio (!) relacionados com a história do clube, em um verdadeiro gesto de amor pela instituição. A prova é dirigida pelo grande mestre Darcy Lima -atual presidente da CBX-, se realiza pelo sistema suíço em seis rodadas se disputando uma rodada por semana. O árbitro é o internacional Elcio Mourão, com a asistência do AN Pietro Ferraz e o AA Alexandre Lima. Os primeiros pré-classificados são o mestre fide Georg von Buelow e o mestre internacional Luis Rodi. Após quatro rodadas é líder isolado o mestre fide Alberto Mascarenhas (foto)

Resultados da rodada 4
A. Mascarenhas - L. Manzi 1-0
L. Rodi - G. Von Buelow 1-0
M. Baeta - H. Rios Filho ½-½
F. De Oliveira - A. Frota 0-1
D. Rangel - R. Serpa 1-0
M. Maia - T. Santos Filho 1-0
A. Bil - R. Pereira Vilalba  ½-½
D. Borensztajn - C. Almeida Jr 1-0
G. Pereira Vilalba - A. De Castro 1-0
F. Noseda - J. Dacal 1-0
R. Carvalho - M. Pereira ½-½

Posições
1. A. Mascarenhas 4; 2. L. Rodi 3½; 3. A. Frota 3; 4-9. G. Von Buelow, L. Manzi, H. Rios Filho, M. Baeta, D. Rangel, M. Maia 2½; 10-14. G. Pereira Vilalba, C. E. Costa, D. Borensztajn, F. De Oliveira, F. Noseda 2; 15-18. R. Serpa, T. Santos Filho, A. Bil Ramos, R. Pereira Vilalba 1½; 19-22. C. Almeida Junior, M. Pereira, A. De Castro Lima, J. Dacal 1; 23. R. Carvalho ½

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Fier: grande atuação em Plovdiv!!



Extraordinária atuação do grande mestre brasileiro Alexandr Fier (foto) no memorial Tringov celebrado na cidade de Plovdiv, Bulgária: 8½ pontos sobre 9 possíveis, com um de vantagem sobre seu mais imediato perseguidor. O grande mestre Bartolomiej Heberla -justamente o segundo colocado- foi o único que pudo lhe tirar meio ponto! Entre as vítimas do mestre brasileiro estão os grandes mestres Ivan Radulov, Nikola Djukic, Vlad Jianu, Milen Vasilev e Vladislav Nevednichy. Com este desempenho (performance de 2808) Fier ganha 22,3 pontos de elo e se aproxima novamente dos 2600 pontos

Principais posições
1. A. Fier 8½; 2. B. Heberla 7½; 3-13. N. Djukic, V. Jianu, M. Vasilev, I. Chepari-nov, G. Grigorov, M. Petrov, L. Danov, V. Spasov, T. Nedev, A. Rombaldoni, L. Paichadze 7; 14-26. V. Nevednichy, V. Petkov, P. Drenchev, I. Enchev, V. Pantev, Z. Stanojoski (...) 6½; etc. (279 participantes)

Fier teve bonitos jogos posicionais, como o Gambito de Rei que segue:


Fier,A (2577) - Radulov,I (2294) 
Plovdiv, Bulgaria (3.3), 05.02.2013
1.e4 e5 2.f4 exf4 3.Bc4 Cf6 4.Cc3 Bb4 5.Cge2 0–0 6.d3 d5 7.exd5 Cxd5 8.0–0 Be6 9.Cxd5 Bxd5 10.Bxd5 Dxd5 11.Cxf4 Dd7 12.Ch5 Cc6 13.c3 Bd6 14.d4 Rh8 15.Df3 f5 16.Bf4 Tae8 17.Tae1 g6 18.Txe8 Dxe8 19.Bxd6 cxd6 20.Cf4 Df7 21.Cd5 Te8 22.g4 Tf8 23.gxf5 Dxf5 24.Dxf5 Txf5 25.Txf5 gxf5 


26.Rf2 Rg7 27.Rg3 Rf7 28.Rh4 Re6 29.Cf4+ Rf6 30.Rh5 Ce7 31.Rh6 Cg6 32.Ch5+ Rf7 33.Rxh7 f4 34.Rh6 f3 35.Rg5 f2 36.Cg3 Ce7 37.Rg4 Cd5 38.Rf3 Cb6 39.b3 Cd5 40.c4 Cb4 41.a4 Cc2 42.d5 Cd4+ 43.Rxf2 Cxb3 44.Cf5 Ca5 45.Cxd6+ Rf6 46.h4 Re5 47.h5 Rf6 48.Re3 Rg5 49.Rd4 Rxh5 50.Rc3 1–0

Porém também ele pudo exibir a sua tradicional competência tática, como no exemplo que segue, disputado na última rodada:


Fier,A (2577) - Nevednichy,V (2542) 
Plovdiv, Bulgaria (9.1), 10.02.2013
1.e4 d6 2.d4 Cf6 3.Cc3 e5 4.Cf3 Cbd7 5.Bc4 Be7 6.0–0 0–0 7.Te1 c6 8.a4 a5 9.h3 Cb6 10.Ba2 Cfd7 11.dxe5 dxe5 12.Be3 Dc7 13.Cg5 Cf6 14.Dd3 Bd7 15.Cf3 Tad8 16.Cxe5 Be6 17.Df1 Bxa2 18.Txa2 Bb4 19.Cd3 Tde8 20.f3 Bd6 21.Ce2 Cc4 22.Bf4 Cd7 23.Bxd6 Dxd6 24.Df2 f5 25.exf5 Txf5 26.Taa1 b5 27.axb5 cxb5 28.b3 Ca3 29.Cd4 Txe1+ 30.Txe1 Tf6 31.Te8+ Tf8 32.De3 a4 33.Te6 Dd5 34.Cc6 Rh8 35.Ce7 Da8 36.Cb4 Cf6 37.Cf5 Cg8 


38.Cxg7 Rxg7 39.Dg5+ Rf7 40.Df5+ Rg7 41.Dg4+ Rf7 42.Cc6 Tc8 43.Ce5+ Rf8 44.Df5+ Rg7 45.Tg6+ 1–0



sábado, 9 de fevereiro de 2013

Caruana é líder isolado em Baden-Baden


O grande mestre italiano Fabiano Caruana (foto) é o líder no torneio de Baden-Baden após derrotar de forma dramática ao grande mestre alemão Arkadij Naiditsch -que até entçao compartilhava a primeira colocação com o seu vencedor- em jogo correspondente à terceira rodada da prova.
Os acontecimentos no citado jogo se desenvolveram em uma Siciliana Najdorf, variante 6.Be3, onde as brancas não realizaram o tradicional f3 e permitiram a manobra ...Cg4-Cxe3. Pelo par de bispos as brancas obtiveram bem centralizadas peças, e uma luta muito complexa teve lugar, com ambos os mestres manobrando para melhorar a posição das suas peças. No momento crítico, e no meio de grande apuro de tempo, se cometeram imprecisões por parte dos dois lados; Naiditsch chegou ter vantagem decisiva que desaproveitou, logo o jogo ficou equilibrado até que um grosso erro do mestre alemão permitiu Caruana arrematar. A vitória, muito importante, permite ao mestre italiano ficar com um ponto de diferencia sobre seus imediatos seguidores: Naiditsch, o campeão mundial Viswanathan Anand (assinou seu terceiro empate ante o alemão Georg Meier) e Daniel Fridman (empatou com Michael Adams), os três com ponto e meio.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Naiditsch e Caruana lideram em Baden-Baden

Arkadij Naiditsch

O grande mestre alemão Arkady Naiditsch (foto) se adicionou à liderança do Grenke Chess Classic que se realiza na cidade alemã de Baden-Baden ao derrotar em longa partida ao inglês Michael Adams. Dessa forma Naiditsch alcançou ao italiano fabiano Caruana na liderança da prova, aproveitando o empate deste último com o campeão mundial, o indiano Viswanathan Anand.
O jogo entre Anand e Caruana foi atrativo, se desenvolvendo na variante Zaitsev da Ruy Lopez. O campeão evitou a linha mais trilhada, fechando o centro com 12.d5, talvez provando o conhecimento do seu jovem adversário nesse tipo de posições. O mestre italiano mostrou estar bem preparado, e com ajuda de um bonito sacrifício de peão equilibrou o jogo.
Na restante partida, os locais Fridman e Meier empataram.
O torneio se realiza pelo sistema round robin a dupla volta, se estendendo até o dia 17 deste més.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Baden-Baden

Viswanathan Anand

A cidade alemã é sede de um torneio de alto nível -o Grenke Chess Classic, na sua primeira edição- entre os dias 7 e 17 deste més. São seis participantes compitendo pelo sistema round robin a dupla volta (dez rodadas),configurando uma prova categoria XIX da FIDE (2714 de elo médio). O campeão mundial Viswanathan Anand (foto) e a nova estrela italiana Fabiano Caruana são os primeiros pré-classificados.
Na primeira rodada Anand empatou levando as pretas contra o inglês Michael Adams, após uma interessante batalha na variante Berlinense da Ruy Lopez. Caruana, entretanto, obteve a vitória sobre Georg Meier ao jogar com energia e criar um jogo modelo desde uma posição da Francesa Rubinstein (3.Cc3 dxe4). No restante jogo, o alemão Arkady Naiditsch dividiu o ponto com o seu compatriota Daniel Fridman na variante de moda (10.h3, popularizada por Kramnik) da abertura dos Quatro Cavalos.
O site oficial é http://www.grenkechessclassic.de/index.php/en/

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Luis Rodi vence no Popular de Verão

Rodi Campeão Popular 2013
O mestre internacional Luis Rodi recebendo o primeiro premio do presidente da Fexerj, mf Alberto Mascarenhas

A gestão do mestre fide Alberto Mascarenhas ao frente da Fexerj (Federação de xadrez do Estado do Rio de Janeiro) marca diferencia notável com a anterior, oferecendo as melhores condições para a prática digna do nosso jogo -locais amplos, com ar condicionado, espaço entre mesas, horários respeitados  e isso concita a atenção e participação de uma grande quantia de enxadristas. No último fim de semana -nos dias 2 e 3-, nesse marco, foi realizado o Estadual Popular de Verão, com participação de quase cem enxadristas, incluindo dois mestres internacionais e cinco mestre fide. O torneio, arbitrado pelo internacional Elcio Mourão com a colaboração do AE Selmo Bastos e os AA Angelo Bento e Fernando Garrido se realizou nas instalações da ASA (Associacao Scholem Aleichem), no bairro de Botafogo, sendo vencedor o mestre internacional Luis Rodi, com 5½ pontos sobre 6 possíveis. Com os mesmos pontos porém inferior desempate finalizou segundo o mestre fide Wagner Guimarães-.

Principais posições
1-2. L. Rodi, W. Guimarães 5½; 3-4. E. Limp, H. Rios Filho 5; 5-14. R. Teixeira, A. Mascarenhas, A. Dias Da Silva, L. Manzi, E. Arruda, J. De Carvalho, M. De Carvalho, P. Seixas, A. Lima, D. Guimaraes 4½; 15-27. M. Silva, M. Einhorn, L. Prallon Sampaio, F. D´Almeida, M. De Deus, R. Pereira Vilalba, A. Pinto Neto, M. Moura e Silva, C. Real Neto, R.  Carvalho, L. Guimarães, I. Oliveira, G. De Albuquerque 4; etc. (96 participantes)

Posições (total) em chessresults:
http://chess-results.com/tnr89959.aspx?art=1&rd=6&lan=10&turdet=YES&flag=30&wi=984

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O Clube de Xadrez Guanabara segue fazendo história


O Clube de Xadrez Guanabara é, dentre os exclusivamente dedicados à pratica de xadrez, o mais antigo e tradicional do Rio de Janeiro, fundado em 28 de Dezembro de 1956. As instalações da instituição sediaram grandes acontecimentos, como o Zonal 2.4, diversos torneios de norma e palestras administradas por mestres do nível do lendário Ulf Andersson. Neste ano 2013 a série de atividades começou com um torneio aberto que, apesar de não entregar premiação concitou a presencia de vários dos melhores enxadristas de Rio (!) relacionados com a história do clube, em um verdadeiro gesto de amor pela instituição. A prova é dirigida pelo grande mestre Darcy Lima -atual presidente da CBX-, se realiza pelo sistema suíço em seis rodadas se disputando uma rodada por semana -ok, esta semana é especial porque a realização do Popular estadual e o carnaval a fazem mais caótica-. O árbitro é o internacional Elcio Mourão, com a assistência do AN Pietro Ferraz e o AA Alexandre Lima. Os primeiros pré-classificados são o mestre fide Georg von Buelow (foto) e o mestre internacional Luis Rodi.

Resultados da rodada 3
C. E. Costa - A. Mascarenhas 0-1 (w.o.) 
H. Rios Filho - L. Rodi 0-1
G. Von Buelow - D. Rangel 1-0
L. Manzi - A. Bil 1-0
R. Serpa - M. Maia ½-½
A. Frota - G. Pereira Vilalba 1-0
J. Dacal - M. Baeta 0-1
C. Almeida Jr  - F. De Oliveira 1-0
R. Pereira Vilalba - T. Santos Filho 0-1
M. Pereira - D. Borensztajn ½-½
A. De Castro Lima - R. Carvalho 1-0
Livre: F. Noseda 

Posições
1. A. Mascarenhas 3; 2-4. L. Rodi, G. Von Buelow, L. Manzi 2½; 5-9. M. Baeta, C. E. Costa, H. Rios Filho, A. Frota, F. De Oliveira 2; 10-13. T. Santos Filho, D. Rangel, R. Serpa, M. Maia 1½; 14-21. A. Bil, G. Pereira Vilalba, D. Borensztajn, C. Almeida Junior, A. De Castro Lima, J. Dacal Mendes, R. Pereira Vilalba, F. Noseda 1; 22-23. M. Pereira, R. Carvalho ½

Site oficial: 
http://clubedexadrezguanabara.blogspot.com.br/