segunda-feira, 29 de julho de 2013

Impressões do Panamericano da Juventude

Poços de Caldas é sede do Pan-americano de Xadrez da Juventude -categorias sub8 até sub18- até o próximo 1 de agosto. A prova conta com mais de trezentos participantes de diversos países do continente americano, sendo organizada pela CBX em conjunto com FIDE Américas.
Algumas impressões gráficas do festival podem-se ver no seguinte espaço:


Vista da sala de jogo (uma das alas)


O presidente da CBX, Darcy Lima, junto ao presidente de FIDE Americas, Jorge Vega



Isabella de Freitas, uma das representantes brasileiras (sub10 feminino)



Naomi Bashkansky, de Estados Unidos (sub10 feminino)



Árbitros: Angelo e Wagner



Guadalupe Besso, de Argentina. Trás ela, o presidente da federação argentina, Mario Petrucci



Aksithi Eswaran, de los Estados Unidos, muito concentrada no sub8 feminino



Mariana Kikuchi Cadilhac, de Brasil


Marielena Rodriguez Arrieta, uma das treinadoras da equipe de Costa Rica


Árbitros: Mireya e Felipe


Aasa Dommalapati, representante estadunidense no sub10 feminino

terça-feira, 23 de julho de 2013

Pan-americano da Juventude: protagonistas chegam ao Brasil

Dia frio em Guarulhos, mas todos felizes por estar no Brasil
Em poucos dias começa o Festival de Xadrez da Juventude das Américas, que se disputa nas categorias sub 8, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16 e sub 18 na cidade mineira de Poços de Caldas. Vai ser a segunda oportunidade em poucos anos que o Brasil tem o privilégio de sediar dita competição -ainda recentes estão as lembranças da prova realizada na cidade gaúcha de Bento Gonçalves-. No entanto, as delegações estão começando a realizar seu arribo ao país. Crianças, pães e mães, treinadores, todos já palpitam o primeiro movimento de peão no tabuleiro das Américas.
Na foto (de esq. a dir.), parte da delegação estadunidense: Ramalingam Eswaran chegou com sua esposa e duas filhas que participam da prova, junto a participante do sub-10 Zhao Cheny e seu treinador Aleksey Pershin.
Sejam bem-vindos!

sábado, 20 de julho de 2013

Com sucata, brasileiro cria máquina que joga xadrez


A Campus Party Recife teve a presença de uma máquina curiosa. O aparelho, feito pelo funcionário público Francisco Roberto Nogueira, é capaz de disputar uma partida de xadrez contra outras pessoas, com direito a um software próprio para calcular as jogadas e um sistema de imãs para mover e retirar as peças do tabuleiro. E o mais interessante de tudo: o equipamento é feito de sucata.
Segundo o Globo -que fez a matéria sobre o sucesso-, a ideia do projeto surgiu da falta de um adversário para suas partidas de xadrez. “Resolvi juntar tudo o que eu sabia de robótica e criar meu próprio companheiro”, disse Nogueira. Com isso, o funcionário público juntou todo o tipo de sucata, como canos de PVC, carretéis, fios de telefone, linhas, motores de impressora, placas de computador e tubos de alumínio.
Criar a máquina, no entanto, foi um processo complicado e demorado. Nogueira levou um ano para terminar o projeto – durante esse tempo, todos os materiais para sua construção ficaram na mesa da sala. “Minha esposa reclamava que queria colocar o jantar na sala e não podia. Levei muita bronca”, admitiu ele. Ao menos todo o esforço valeu a pena, resultando em uma máquina bastante engenhosa.

domingo, 14 de julho de 2013

Uruguaio inventa nova modalidade de xadrez


Four Fronts, assim se denomina -o inventor mora nos Estados Unidos- a nova versão do nosso tradicional jogo surgida do inteleto do uruguaio Gabriel Baldi Lemmonier.
As principais diferenças com o xadrez tradicional? Casas adicionadas que servem como base as peças de cada lado, a possibilidade de jogar por equipes (dois contra dois, utilizando os quatro jogos de peças, a variação na quantia de peças -no Four Front cada lado possui doze- e a aparição de uma nova peça, o príncipe, que combina movimentos de bispo e torre mas ainda é de poder inferior à dama.
Os leitores interessados que se animem ao espanhol podem obter mais informação no seguinte link:
E quem quiser pode emitir opinião! Queremos saber que vocês pensam desta nova tentativa de criar jogos com base ao xadrez tradicional...

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Copa Mundial 2013: se conhece o emparceiramento


A cidade norueguesa de Tromso vai ser cenário de uma nova edição da Copa do Mundo, instancia classificatória ao próximo torneio Candidatura na qual participam 128 enxadristas, sendo os primeiros pré-classificados Levon Aronian (foto), Fabiano Caruana, Vladimir Kramnik, Alexander Grischuk, Sergey Karjakin, Hikaru Nakamura, Boris Gelfand e Gata Kamsky.
Participam os brasileiros Rafael Leitão (enfrenta ao recente vencedor da semifinal do campeonato russo, Ernesto Inarkiev) e Alexandr Fier (seu adversário vai ser o polonês Radoslaw Wojtaszek). Em ambos casos  os grandes mestres locais vão ter duros enfrentamentos, mas uma vitória é possível e não seria uma surpresa, pois tanto Leitão quanto Fier estão jogando em muito bom nível.
Toda a informação desta prova pode-se ver no site oficial:
E também no seguinte site da Wikipedia:

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Mudança nas regras de envio de torneios para rating FIDE

A partir de 01/07/2013 haverá mudança nas regras para envio de torneios válidos para rating FIDE, consoante o disposto no FIDE Handbook B.01. Segue informe da CBX sobre a matéria:

O prazo para envio do relatório com o resultado do torneio (TRF) será de apenas 30 (trinta) dias contados da data do término do torneio. 
Se o 'upload' for feito no intervalo de 31 a 60 dias incidirá multa FIDE de 100%. 
Se o 'upload' for feito no intervalo de 61 a 90 dias incidirá multa FIDE de 200%. 
Se o 'upload' for feito após 90 dias incidirá multa FIDE de 300% e o torneio estará sujeito a investigação e recomendação de penalidades adicionais por parte da Comissão de Qualificação da FIDE. 
Relatórios para propósitos de rating e título enviados com atraso superior a 90 dias não serão aceitos pela FIDE. 

Consequentemente, a partir de 01/07/2013: 
a) o Organizador de torneios registrados na FIDE deve quitar - para o evento ser registrado na FIDE - as taxas CBX e FIDE pré até 10 (dez) dias antes do evento. 
b) o Organizador de torneios registrados na FIDE terá de quitar todas as outras obrigações (inclusive anuidades de jogadores que não constem da lista de jogadores em dia) no prazo máximo de até 7 (sete) dias a contar da data do término do torneio. 
c) o árbitro chefe de torneios registrados na FIDE terá de providenciar o envio do relatório do torneio (TRF) à VPT/CBX no prazo máximo de 7 (sete) dias a contar da data do término do torneio.(o arquivo pgn de partidas do torneio também deve ser enviado no mesmo prazo) 
A não observância do prazo supramencionado sujeitará organizador e árbitro chefe a aplicação de penalidades e respectiva multa. 

A FIDE eliminou (deletou unilateralmente) mais de 30 torneios que foram registrados pela CBX e cujos relatórios não foram enviados ou providenciadas a quitação das pendências pelo organizador ou árbitro chefe. 
A CBX tem recebido reclamações de vários jogadores que jogaram ditos torneios e foram terrivelmente prejudicados por estes organizadores/árbitros chefes que em alguns casos sequer foram ao evento ou ainda nem foram ao próprio Estado de realização do evento. 

Por isso, o organizador (ou o árbitro-chefe que pedir o registro) deverá (quem efetivamente fizer o evento) estar fisicamente no local do evento, evitando a funesta figura do 'organizador-fantasma' que apenas empresta nome ao evento. 
Casos excepcionais podem ser submetidos à Secretaria da CBX para análise por intermédio do e-mail cbx@cbx.org.br.

Karjakin lidera em Beijing após quatro rodadas


Uma nova edição (a quinta do ano) do Grand Prix da FIDE tem lugar entre os dias 4 e 16 deste més na capital chinesa, com participação de doze grandes mestres, alcançando a categoria XXI da FIDE (2751 de elo médio). Os primeiros pré-classificados são os russos Alexander Grischuk, Sergey Karjakin, o israelita -ex desafiante ao título mundial- Boris Gelfand e o ex campeão mundial búlgaro Veselin Topalov. Hoje é dia livre; a prova segue amanha 9 de julho com a rodada 5.
O jovem Sergey Karjakin (foto por Anastasiya Karlovych no site oficial da prova) começou de forma notável e leva 3½ pontos sobre 4 possíveis. Nas primeiras rodadas ele obteve três vitórias e somente ontem cedeu meio ponto no seu jogo -de interesse teórico para a Siciliana Scheveningen ataque inglês- ante Grischuk.

Posições
1. S. Karjakin 3½; 2. S. Mamedyarov 3; 3-5. A. Grischuk, Wang Yue, V. Topalov 2½; 6-8. P. Leko, A. Morozevich, A. Giri 2; 9. V. Ivanchuk 1½; 10-11. G. Kamsky, Wang Hao 1; 12. B. Gelfand ½

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Anand se refere ao próximo duelo com Carlsen em interessante entrevista


Uma interessante entrevista com o campeão mundial Viswanathan Anand (foto) foi realizada ontem 3 de julho pelo jornal indiano Indian Express.
Entre os temas abordados, claro, ocupa um lugar importante a sua próxima defesa do título mundial, que vai ter lugar no més de novembro na cidade indiana de Chennai, e onde o desafiante é o prodígio norueguês Magnus Carlsen.
"A sua suposta debilidade nas aberturas -responde Anand quando consultado sobre a tendencia de Magnus de empregar esquemas secundários e evitar as linhas mais trilhadas pela teoria- é algo que muitas pessoas tentaram explorar nos últimos cinco anos".
Para o campeão mundial, esse fator não é uma fraqueza, e sim uma forma diferente de planejar as aberturas, para a qual já se acha trabalhando.
Anand conversou também sobre a procura de mais definições nos seus jogos (no que vai do ano ele obteve 14 vitórias mas também 8 derrotas-, o possível cansaço ao final dos torneios, a vitória de Gelfand no memorial Tal aos 45 anos e muito mais.   
A entrevista (em idioma inglês) se pode ler no site do jornal, mediante o seguinte link:

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Quinta etapa do Grand Prix FIDE começa em Beijing


Uma nova etapa do Grand Prix FIDE começa amanha na capital da China, Beijing, com participação de doze reconhecidos grandes mestres: Boris Gelfand, Anish Giri, Alexander Grischuk, Vassily Ivanchuk, Gata Kamsky, Sergey Karjakin, Peter Leko, Shakhriyar Mamedyarov, Alexander Morozevich, Veselin Topalov, Wang Hao e Wang Yue.
A cerimônia de inauguração da prova foi realizada hoje, junto com o sorteio dos números que defende cada participante. Morozevich (foto), por exemplo, pegou o 2, e vai ter mais partidas levando as peças brancas.
Os jogos da primeira rodada vão ser:

NameRtgRes.NameRtgSNo.
1GMGiri Anish2734-GMKarjakin Sergey277612
2GMMorozevich Alexander2736-GMWang Yue270511
3GMGelfand Boris2773-GMTopalov Veselin276710
4GMLeko Peter2737-GMMamedyarov Shakhriyar27619
5GMKamsky Gata2763-GMGrischuk Alexander27808
6GMIvanchuk Vassily2733-GMWang Hao27527
Em outra ordem de coisas, há que destacar o sucesso da FIDE na realização desta série de torneios. Alguns meses trás, o normal desenvolvimento do GP pareceu ficar em dúvida (após a retirada das sedes em Lisboa e Madrid), porém as rápidas e efetivas ações do organismo permitiram não somente a supervivência mas também que a série tenha cada vez mais atrativos.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Di Berardino vence segunda edição da taça Borensztajn

O mestre nacional David Boresztajn, junto com mestre FIDE Hilton Rios e Virginia Lagrange
A Associação Leopoldinense de Xadrez (ALEX) foi palco de um novo aberto com a presencia de alguns dos melhores enxadristas do estado de Rio de Janeiro, a Taça Borensztajn, na que foi a sua segunda edição.
O torneio, homenagem ao aniversário do mestre nacional David Borensztajn, se realizou em dois fins de semana consecutivos: nos dias 22 e 23 de junho se realizaram as três primeiras rodadas, se completando a prova nos dias 29 e 30 com quatro rodadas.
O mestre internacional Diego di Berardino foi o vencedor, com 6½ pontos sobre os 7 possíveis, meio a mais que o mestre internacional Luis Rodi -empataram o jogo decisivo entre eles-. Compartilharam a terceira colocação os mestres fide Ricardo Teixeira e Hilton Rios, com 5 pontos.

Posições
1. D. Di Berardino 6½; 2. L. Rodi 6; 3-4. R. Teixeira, H. Rios 5; 5-6. J. De Carvalho, A. Mascarenhas 4½; 7-9. L. Manzi, T. Santos Filho, J. Chauca 4; 10-14. J Chaves, A. Bil Ramos, V. Lagrange Reis, N. Rodrigues, M. Maia 3½; 15-17. A. Orlandi, C. Almeida, F. Noseda 3; 18-21. D.  Rabello, R. Bottari, C. Oliveira Da Silva, D. Borensztajn 2½; 22-23. E. Giese, M. Nunes 2; 24-27. J. Ferreira, J. Maia, P. Goulart, M. Diaz 1½