domingo, 16 de março de 2014

Anand chega ao primeiro dia livre na liderança


O torneio Candidatura -realizado em Khanty Mansiysk até fim de mês- chegou ao seu primeiro dia livre com um líder: o ex-campeão mundial Viswanathan Anand, que depois de três rodadas leva duas vitórias e um empate. Na rodada de ontem, o mestre indiano aproveitou o mau momento de Shakriyar Mamedyarov -que vai de lanterna com apenas meio ponto- para vence-lo com as peças pretas -a primeira vitória da prova com essa cor-. Como o encontro entre Peter Svidler e Vladimir Kramnik -que compartilhavam a liderança com Anand antes da rodada- acabou em empate, Anand ficou sozinho na ponta da tabla e agora sonha com uma nova oportunidade de enfrentar a Magnus Carlsen, o atual campeão mundial que o venceu a fins do ano passado em Chennai.
A possibilidade de uma vitória neste torneio de Anand deixa abertas algumas interrogantes que por estes dias são objeto de conversa entre os entendidos. Será que nesse caso o indiano vai-se mostrar mais ambicioso que no match prévio? Sem a pressão de ter que defender o título, partindo de ponto claramente e talvez sem a pressão adicional de jogar no seu país natal, Anand pode ser outro jogador. Ou não, caso no qual a versão seguinte do duelo entre Carlsen e Anand vai se parecer muito aos realizados entre Alekhine e Bogoljubow (um adversário cômodo para o então campeão, que assim evitava rivais como Capablanca ou Rubinstein). Em qualquer caso, o futuro de um match Anand - Carlsen é uma grande incógnita.
Carlsen deveria temer mais um duelo com Levon Aronian ou Vladimir Kramnik, tanto por características de estilo quanto porque, especialmente o segundo dos citados, mostraram não ter medo nenhum na hora de enfrentar ao norueguês.
Kramnik começou algo melhor a prova: um cômodo empate de pretas ante Andreikin, a vitória ante Karjakin da segunda rodada mostrando uma nova ideia no gambito de Dama aceito e um jogo original e preciso, e a extraordinária defesa ante Svidler do jogo de ontem. O ex-campeão mundial está a somente meio ponto de Anand, e ambos se enfrentam na rodada de amanhã, no que vai ser um duelo estelar e de grande importância para o desenvolvimento do torneio.
Aronian, em cambio, começou com uma derrota ante Anand, da qual se recuperou em grande forma vencendo a Mamedyarov. Com o empate de ontem ante Topalov leva o cinquenta por cento dos pontos, e sua situação depende em muito do que faça na seguinte série de três jogos, que dirão se se prende entre os líderes, mantendo assim as chances de ganhar a prova.
Também leva o cinquenta por cento dos pontos o ex-campeão mundial Veselin Topalov (foto), que nesta oportunidade tem uma nova oportunidade de chegar às posições de privilégio no xadrez mundial depois de um período de declínio. A sua vitória na serie de torneios de Grand Prix que o classificaram à presente competição pode ter sido o ponto de partida. Não está entre os favoritos (Anand, Aronian e Kramnik têm esse papel na prévia) porém sim entre os que podem ganhar no caso de uma atuação excepcional (junto com Svidler e Karjakin).
Amanhã, desde as 06.00 am (hora Brasil) se realiza a quarta rodada, com o já mencionado enfrentamento Anand - Kramnik mais Aronian - Svidler, Karjakin - Topalov e Mamedyarov  - Andreikin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário