quarta-feira, 19 de março de 2014

Anand favorecido após dramática rodada

Kramnik e Topalov não se enfrentavam em ritmo clássico desde 2008
O ex-campeão mundial Viswanathan Anand pode sorrir com os resultados registrados na sexta rodada do torneio Candidatura que se realiza até este fim de mês na cidade russa de Khanty Mansiysk, já que os resultados registrados melhoram suas chances.
O mestre indiano segue com a política de administrar a vantagem (meio ponto antes da rodada, sobre três perseguidores), e hoje empatou mais uma partida tranquila ante Sergey Karjakin -o mestre russo parece não estar no seu melhor torneio).
Dos três mestres que se posicionavam a meio ponto, dois perderam -Svidler e Kramnik-, e agora somente Aronian é uma ameaça à liderança de Anand.
Peter Svidler obteve vantagem ante Mamedyarov, levando as peças pretas em uma Holandesa. No entanto, um feio erro de cálculo deu volta o jogo e o azeri acabou vencendo.
Vladimir Kramnik, também com as peças pretas, não tratou com acerto a posição do gambito de dama declinado ante Veselin Topalov e saído da abertura ficou inferior. Após uma rápida transição no meio jogo, surgiu um final com peão a mais, livre e afastado, para o búlgaro. Com excelente técnica as brancas concretizaram a vantagem.
Para Topalov e Mamedyarov a vitória foi muito importante: ambos os mestres ficaram -junto com seus vencidos- a um ponto de Anand, mantem chances na prova e sobretudo se recuperaram das derrotas prévias.
Se estes resultados favoreceram Anand -a diferencia com Kramnik e Svidler é maior agora- o da última partida em finalizar lhe deu outro motivo de felicidade.
Levon Aronian, levando as brancas ante Dmitry Andreikin, e depois de um complicado meio jogo, obteve um final muito semelhante ao da partida entre Topalov e Kramnik: peão a mais, afastado e livre. O mestre armênio, que normalmente tem uma técnica notável, se apressou, realizou uma simplificação errada e apenas empatou. Segundo as próprias palavras de Aronian, "fiquei maluco". Acontece... quem não perdeu uma posição ganha por não ter um dia fino na administração da fase técnica?
As posições, faltando uma rodada da primeira volta, são: 1. Viswanathan Anand 4; 2. Levon Aronian 3½; 3-6. Veselin Topalov, Vladimir Kramnik, Shakriyar Mamedyarov, Peter Svidler 3; 7. Sergey Karjakin 2½; 8. Dmitry Andreikin 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário