sexta-feira, 14 de março de 2014

Kramnik e Svidler se somam a Anand na liderança do Candidatura


Depois de realizada a segunda rodada no torneio Candidatura que se realiza na cidade russa de Khanty Mansiysk, são três os líderes. Ao indiano Viswanathan Anand, que tinha vencido Aronian na primeira rodada e hoje empatou com Veselin Topalov de pretas, se somaram os russos Vladimir Kramnik (venceu a Sergey Karjakin) e Peter Svidler (foto, derrotou a Dmitry Andreikin). Todos estão agora com um ponto e meio, seguidos a meio por Topalov e Aronian.
A partida mais interessante da rodada foi também a última em finalizar. A nova ideia aplicada por Kramnik em uma bem conhecida posição do Gambito de dama aceito (variante 3.e4) abre uma nova trilha teórica. O ex-campeão mundial jugou com grande energia para explorar as vantagens posicionais que surgiram como compensação de uma qualidade sacrificada. Karjakin perdeu as melhores ideias defensivas e logo sua posição foi-se deteriorando, caindo também em apuro de tempo que posteriormente Kramnik explorou com astutos lances.
Merece destaque também a recuperação de Levon Aronian, que após a queda ante Anand venceu levando as peças brancas e em boa forma a Shakriyar Mamedyarov após um Gambito de Dama declinado (variante Ragozin) de duplo gume. No momento crítico um erro do condutor das pretas lhe fez perder a dama por uma compensação que se revelou não suficiente.
A terceira rodada da prova acontece amanhã, desde as 06.00 am (hora de Brasil). Os jogos podem se seguir ao vivo no site oficial: http://candidates2014.fide.com/ que está realizando uma muito boa cobertura da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário