terça-feira, 18 de março de 2014

Svidler entrou novamente na conversa


Após a quinta rodada do torneio Candidatura que se realiza em Khanty Mansiysk, a tabla de posições ficou partida em duas partes bem diferenciadas. Na de acima, Viwanathan Anand segue liderando com meio ponto acima de seus imediatos perseguidores Vladimir Kramnik e Levon Aronian, aos que se adicionou Peter Svidler (foto). O resto dos participantes estão se separando, um ponto por debaixo.
Peter Svidler teve nesta quinta rodada outro final de bispos de diferente cor e material pesado, mas esta vez, diferente da partida prévia onde perdeu ante Aronian, foi ele que mostrou boa técnica para se impor ante Topalov. A posição tinha surgido de uma Ruy Lopez onde o grande mestre russo, que levou as peças brancas, obteve uma vantagem cedo em função do par de bispos ativos. 
O jogo mais esperado da jornada não defraudou: Kramnik e Aronian assinaram um empate, mas somente após uma longa e muito boa batalha. A partida começou tranquila, porém foi se complicando e derivou em uma posição de meio jogo muito desequilibrada. No momento chave, Aronian entregou a dama de forma momentânea para explorar um peão livre, e todo acabou em um final de torre com uma ligeira vantagem para Kramnik porém objetivamente empatado.
Anand segue na liderança após empatar com Andreikin levando as peças pretas. O mestre indiano por enquanto administra o placar, com o meio ponto acima dos mais perigosos adversários. O restante jogo foi uma incolora divisão do ponto entre Karjakin e Mamedyarov.

Posições1. V. Anand 3½; 2-4. V. Kramnik, L. Aronian, P. Svidler 3; 5-7. V. Topalov, S. Karjakin, S. Mamedyarov 2; 8. D. Andreikin 1½

Nenhum comentário:

Postar um comentário