segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Kirsan Ilyumzhinov mantem a presidência da FIDE




O 85o. Congresso da FIDE teve lugar hoje, em horas da manhã e de forma paralela à rodada da Olimpíada que se realiza em Tromso, Noruega. 
A agenda teve como principal acontecimento a reeleição de Kirsan Ilyumzhinov por mais um período ao frente da entidade, após uma votação na qual o titular da FIDE derrotou ao seu adversário, o ex-campeão mundial Garri Kasparov, por 110 votos a 61. Uma porcentagem maior que na passada eleição, quando Kirsan derrotou à formula encabeçada por Anatoly Karpov (suportada por Kasparov). 
Antes do sufrágio, ambos os candidatos tiveram tempo para se dirigir aos delegados. Primeiro falou Kasparov, apresentando a sua equipe (entre eles o estadunidense Rex Sinquefield, um moderno mecenas do xadrez e alma mater do famoso clube de xadrez Saint Louis), prometendo patrocínios "a partir de amanha" e indicando que um dos principais problemas da FIDE é a falta de patrocínio, que adjudica à imagem de Ilyumzhinov. "FIDE -afirmou Kasparov- deveria ajudar às federações, atraindo investimentos. Eu sei como fazer isso".
Na sua apresentação, Kirsan explicou que ele vem mostrando faz 19 anos um trabalho sustenido ao frente da entidade, e afirmou, em resposta às declarações de Kasparov, que "não amanha, mas hoje, estou obtendo fundos para o desenvolvimento do xadrez em África, por valor de meio milhão de dólares". Ilyumzhinov ainda prometeu uma contribuição de 100.000 dólares para a Fundação Kasparov de Xadrez (!) e, arrancando aplausos da plateia (e algum sorriso da oposição) anunciou um investimento de vinte milhões de dólares para o xadrez.
Depois da sua vitória, Kirsan convidou a Kasparov a se integrar no trabalho institucional da FIDE, possivelmente ocupando uma vice-presidência. Não se conhece que vai fazer Garri, mas por enquanto o "ogro de Bakú" já está cobrando que a promessa dos vinte milhões se concretize.
Na oportunidade também se realizaram eleições para os continentes; Zurab Azmaiparashvili venceu na Europa (33x18 ante o anterior titular, o búlgaro Silvio Danailov), Sheik Sultan foi releito em Asia (38x12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário