segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Julio Granda Zuñiga é o campeão


O grande mestre peruano Julio Granda Zuñiga (na foto, após receber seu premio do presidente da CBX, grande mestre Darcy Lima) foi o vencedor do Campeonato Continental de xadrez das Américas que se realizou até ontem (26 de outubro) na praia de Pipa, Rio Grande do Norte. Julio compartilhou o primeiro lugar com outros cinco mestres, mas teve o melhor sistema desempate. Trás ele, foram se posicionando Sam Shankland (EEUU), Alexander Shabalov (EEUU), Rafael Leitão (Brasil), Isan Ortiz (Cuba) e Alan Pichot (Argentina), finalizando todos com 8,5 pontos sobre os 11 possíveis.
Como o torneio outorgava quatro lugares na próxima Copa do Mundo, os seis mestres citados tiveram que realizar um torneio de desempate em ritmo rápido (15 minutos para finalizar a partida com 10 segundos de incremento), resultando classificados Granda Zuñiga, Ortiz, Leitão e Shankland.
A prova foi um sucesso no que faz ao número de participantes e desde o ponto de vista organizativo. A região do nordeste demonstrou que pode sediar um torneio dessa magnitude, sendo que a cálida praia de Pipa foi um cenário magnífico para o torneio, encantando aos participantes e seus acompanhantes que chegaram até o local. O hotel Pipa Atlântico foi uma sede adequada para os acontecimentos.
A Confederação Brasileira de Xadrez acertou ao levar uma competição importante a um dos extremos do país -contra a lógica que asseverava que somente podia ter sucesso no setor central-, um gesto que ajuda a popularizar o xadrez na região, difunde as belezas naturais e democratiza o xadrez brasileiro.
Mais fotos da cerimônia de premiação:


O grande mestre Darcy Lima na sua alocução final. Junto com ele, integrantes de uma família histórica do xadrez nordestino: três gerações de Macedo: avô Luiz, mestre FIDE Máximo e o árbitro FIDE Igor.


Máximo Macedo entrega o troféu do primeiro lugar do torneio blitz ao mestre FIDE peruano Renato Terry


O presidente da Federação Cearense de Xadrez, Licilio Corrêa, entregando o prêmio ao grande mestre argentino Salvador Alonso, que finalizou no sétimo lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário