sábado, 18 de outubro de 2014

Pipa: rodada 1 em marcha!!


Pipa é uma famosa praia localizada no município de Tibau do Sul, ficando a 85 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. É o principal balneário do Litoral Sul do estado, que inclui ainda praias como Ponta do Madeiro e Praia do Amor.
A característica desse paraíso tropical é a junção entre dunas imponentes sobrepostas no horizonte em cima dos tabuleiros que acabam em falésias geomorfologicamente vivas pela ação do mar e ventos; não se conhece outro lugar do mundo em que a costa de dunas e falésias sedimentares se recombinem de forma tão espetacular.
O nome "pipa" deve-se ao fato de que os portugueses ao passar de navio pelas proximidades avistaram uma pedra que lembrava um formato de uma pipa. Pipa, em Portugal, é a denominação mais usual para barril de vinho ou de azeite, forma que a pedra fazia lembrar.
Inicialmente era uma pacata vila de pescadores, bem calma, tranquila, até ser frequentada por surfistas e logo em seguida turistas de todas as partes do planeta. É famosa por ter uma das noites mais movimentadas do estado, possui grande número de hotéis, pousadas, albergues, restaurantes, bares, discotecas e está sempre cheia, seja em alta ou baixa estação.
A praia é o cenário do torneio Continental de Xadrez das Américas, que se realiza até o próximo dia 19 nas instalações do hotel Atlântico Pipa.
Participam da prova duzentos enxadristas. Algumas fotos da primeira rodada:


Mesa 1: GM Lázaro Bruzon (Cuba) - Tadeu Santos Filho (Brasil)


Mesa 2: Werton Bastos (Brasil) - GM Julio Granda Zuñiga (Perú)


O atual campeão brasileiro, GM Rafael Leitão, é um dos favoritos da prova


Patricia Almeida é a gerente do hotel Atlântico Pipa, e uma das responsáveis pelo sucesso da competição pela qualidade do alojamento


Vista geral da sala de jogo


Neri Silveira, campeão brasileiro veterano


O GM argentino Ruben Felgaer (à direita, enfrentando a Rafael Pinto), ao lado de Ana Vitoria Rothebarth (enfrentando ao GM Gregory Kaidanov) e o GM Krikor Mekhitarian

Nenhum comentário:

Postar um comentário