sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Carlsen - Anand: a revanche


Finalmente chegou o dia! Amanha começa o esperado match revanche entre o campeão mundial Magnus Carlsen (Noruega) e seu desafiante Viswanathan Anand (Índia), que ganhou esse direto ao vencer no torneio Candidatura realizado a principios de ano em Khanty Mansiysk. A sede da prova é a cidade russa de Sochi, e o match está estabelecido a doze partidas (no caso de empate, quatro partidas rápidas de desempate vão ser jogadas).
Hoje vai ser realizada a cerimônia de abertura, enquanto amanha tem lugar a primeira partida.
Ambos os mestres chegam com o antecedente recente do seu match em Chennai (Índia), ganhado com certa facilidade por Carlsen.
Entretanto, é opinião geral que para este encontro Anand chega melhor preparado que para o prévio, com menos pressão e em melhor forma enxadrística. Ainda assim, Carlsen é favorito.
Como no match prévio, o duelo compreende séries de duas rodadas seguidas por um dia livre, com cambio de cores depois da partida 6.
No match anterior as duas primeiras rodadas foram de estudo; partidas curtas com resultado de empate. Pode se manter a tendência, porém considerando que os adversários se conhecem mais -no que faz a sua conduta durante um match- também podemos ter batalhas duras já no começo.
Uma visão geral do match prévio indica que o então campeão Anand teve pouco sucesso com a sua abertura 1.e4, virando para 1.d4 na nona partida, que resultou a mais explosiva. A tendência poderia continuar neste encontro, com o indiano fazendo maior uso da abertura 1.d4 -embora não necessariamente Carlsen lhe permita ingressar no mesmo esquema da partida mencionada-.

Nenhum comentário:

Postar um comentário