quarta-feira, 19 de novembro de 2014

De recuperações


A sequência compreendida entre as partidas 7 e 8 (as primeiras da segunda parte do match, com as cores invertidas com relação à primeira parte) podem se denominar de recuperação, anímica e esportiva.
Na primeira delas, Viswanathan Anand se mostrou recuperado da debacle da partida prévia (dois dias trás) quando deixou passar um golpe tático evidente que teria mudado a sorte do jogo –e talvez do match-. Como explicara oportunamente, o erro de Anand teve maior peso que o prévio de Carlsen, por duas razões: primeiro, porque o mestre indiano estava inferior e necessitava estar aberto e muito alerta a qualquer milagre. E também porque ao entender o que tinha acontecido não reagiu bem e perdeu sem opor resistência. Mas na seguinte partida, e sendo um gladiador do tabuleiro, o desafiante enfrentou a pressão no tabuleiro e obteve um empate valioso, na que é até aqui a partida mais longa do duelo.
Na seguinte partida foi Magnus Carlsen quem se mostrou recuperado da dura derrota na terceira rodada. Recuperado e capaz de desafiar a Anand no território onde tem fama de ser melhor: a preparação prévia da partida. Porque o campeão foi capaz de surpreender teoricamente com sua escolha de abertura e se manter dentro dos seus analises até passado o lance vinte, obtendo quase uma hora de vantagem no relógio e finalmente um empate fácil.
O ânimo dos dois mestres está, por assim dizer, reforçado nestes últimos dois jogos. Uma excelente noticia para os amadores de todo o mundo, que com certeza vão assistir a quatro verdadeiras batalhas no que segue.

Obviamente, e a medida que o match avança, o ponto de vantagem que tem o campeão pesa mais. O desafiante, ainda com duas partidas levando as peças brancas, provavelmente as empregue para tentar a vitória, enquanto um esquema mais cauteloso deve ser aplicado quando leva as pretas. Na nona partida, por exemplo, que se disputa este 20 de novembro desde as 10.00 horas (horário de Brasil), e que pode ter outra Ruy Lopez Berlinense no tabuleiro. Também há que dar margem à possibilidade que Anand tente obter algo mais de pretas, utilizando algum esquema mais ambicioso, porém provavelmente seja ainda cedo para medidas extremas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário