sábado, 22 de novembro de 2014

Instancias decisivas no duelo Carlsen - Anand

Magnus utilizou o dia livre para relaxar jogando algo de basquete
A partida de amanha, undécima do match, promete ser uma das mais interessantes do duelo, pela simples razão que Viswanathan Anand está obrigado a descontar a vantagem no placar e nesta partida, apesar de levar as peças pretas, deveria arriscar mais um pouco. O campeão, Magnus Carlsen, pode contar com isso para tentar jogar pela vitória, um resultado que fecharia o match.
A lógica indica que esse deve ser o rumo que tome a partida. O outro plano disponível de Anand –assegurar com as peças pretas, jogando por exemplo uma Ruy Lopez Berlinense, para tentar a vitória na última partida, quando o indiano levaria as peças brancas- parece mais arriscado: estaria jogando todo a uma bala –um tiro no escuro-.
Obviamente jogar algo mais dinâmico de pretas ante Carlsen não é uma tarefa simples, e até o momento –contabilizando os dois duelos, o de Chennai 2013 e o presente- Anand não o logrou. Uma forma de tentar imprimir dinamismo no jogo do desafiante consistiria na utilização de um diferente esquema de abertura –por exemplo, uma Pirc-, mas essa estratégia também envolve riscos. Mais provável parece que o dia livre e alguns dos prévios tinham sido utilizados pela equipe do desafiante para procurar alguma brecha nos esquemas sicilianos (e anti-sicilianos) que pode chegar a jogar o campeão. Depois é tentar e se não da certo, ainda teria uma última chance.

Um detalhe que vale a pena observar é que Carlsen não se limita a jogar seguro contando com o ponto de vantagem. A sua escolha da última partida –uma Grünfeld- mostra que o norueguês luta também no campo psicológico, utilizando opções dinâmicas que em um caso como o presente, mais uma história de matar ou morrer, pode lhe dar a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário