quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Em Zurich, Nakamura foi o "convidado de pedra" campeão

Hikaru sorriu ao final...
A cidade suíça foi sede do 4o Zurich Chess Challenger, que compreendeu três torneios (nos ritmos blitz, clássico e rápido) com a participação de dois ex-campeões mundiais, Viswanathan Anand e Vladimir Kramnik, assim como os grandes mestres Fabiano Caruana, Hikaru Nakamura, Levon Aronian e Sergey Karjakin. O torneio blitz teve como resultado definir os números que cada participante teria nos torneios restantes. A prova clássica foi vencida em grande forma por Anand, que teve uma das suas melhores atuações dos últimos anos -junto com a vitória no torneio de candidatos 2014-. Vladimir Kramnik, entretanto, foi o campeão no torneio de partidas rápidas.
Ambos os torneios outorgaram pontos para uma classificação geral (o clássico com os pontos valendo o duplo, isto é vitória dois pontos e empate um), que resultou ter um empate no primeiro lugar entre Anand (7 pontos do clássico mais 2 do rápido) e Nakamura (6 pontos do clássico mais 3 do rápido).
Um jogo armageddon definiu então o primeiro lugar da competição inteira, com Nakamura levando as peças pretas (e contando com 4 minutos contra 5 do seu adversário) e precisando de somente um empate. O estadunidense entretanto venceu o jogo, sendo consagrado campeão da edição 2015 do Zurich Chess Challenger.
O grande mestre Hikaru Nakamura se converteu no "convidado de pedra" do torneio ao vence-lo sem ter ganho nenhum dos torneios.
De forma paralela foi realizado um match de partidas rápidas entre Viktor Korchnoi e Wolfgang Uhlmann finalizado em empate (2 x 2), após duas vitórias para cada grande mestre. 

Posições torneio clássico
1. V. Anand 3½; 2. H. Nakamura 3; 3.  V. Kramnik 2½; 4-6. S. Karjakin, F. Caruana,  L. Aronian 2

Posições torneio rápido


1. V. Kramnik (foto) 3½; 2-3. L. Aronian, H. Nakamura 3; 4-5. S. Karjakin, V. Anand 2; 6. F. Caruana 1½

Classificação combinada
1-2. V. Anand, H. Nakamura 9; 3. V. Kramnik 8½; 4. L. Aronian 7; 5. S. Karjakin 6; 6. F. Caruana 5½

Nenhum comentário:

Postar um comentário