domingo, 1 de fevereiro de 2015

Leitão campeão por sétima vez

O grande mestre Rafael Leitão foi o grande campeão na 81ª edição do Campeonato Brasileiro de Xadrez realizada nas instalações do hotel Cabo Frio Atlântico, em João Pessoa, Paraíba, entre os dias 17 e 25 de janeiro.
A prova, organizada pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) teve doze participantes se enfrentando pelo sistema americano, e Leitão foi o único que não conheceu a derrota, obtendo 9½ pontos –contabilizando oito vitórias e três empates-. A vitória do maranhense foi justa e mais cômoda que a diferencia com seus perseguidores pode indicar, desde que após tirar diferencias nas primeiras rodadas utilizou as últimas para administrar a vantagem e fechar o torneio com dois empates.
Completaram o pódio os grandes mestres Felipe El Debs (9 pontos) e Krikor Mekhitarian (7½ pontos). O mestre fide Mateus Nakajo, com 7 pontos, finalizou na quarta colocação e obteve sua segunda norma de mestre internacional. A revelação da prova, entretanto, foi o mestre fide Edgar Rodrigues, que com 6 pontos se posicionou na quinta colocação no seu debute em finais dos campeonatos nacionais.
Um dos acontecimentos marcantes desta edição foi a transmissão ao vivo das partidas com comentários do grande mestre Darcy Lima e de Juliana Rizo, iniciativa realizada pela primeira vez na história dos campeonatos nacionais e que teve a repercussão e destaque merecidos. A dupla de comentaristas explicou online e em direto as características das seis partidas que cada rodada apresentava de forma didática e precisa, com imagens dos participantes e as posições e ao finalizar as partidas, opiniões e analises dos protagonistas. Um verdadeiro luxo e o início de uma nova etapa de crescimento para o xadrez brasileiro.
Pela primeira vez na história dos torneios nacionais, a equipe de arbitragem, comandada pelo AF Máximo Igor Macedo, foi integrada totalmente por nordestinos, e o resultado foi bom: o time teve um desempenho acorde à importância da prova.
O torneio em se foi muito disputado, com escassos empates em poucos lances e luta até o último minuto: vale dizer, por exemplo, que a última partida em finalizar foi a Fiaes – Umetsubo, de dramático desenvolvimento. O primeiro, que ainda não tinha somado pontos na prova, obteve uma posição auspiciosa, e no apuro de tempo mútuo teve chances claras de empate, mas as perdeu e finalmente foi derrotado. Na mesma rodada, pouco antes tinha finalizado a partida  entre Leitão e Mekhitarian, que apesar de ter sido jogada quando o primeiro já era campeão –e muitos apostavam que acabaria em empate de amigos- foi muito lutada e o resultado –empate finalmente-, fruto dos acontecimentos no tabuleiro.
Há dois aspectos fundamentais na vitória de Leitão: a sua efetividade conduzindo as peças pretas –cinco vitórias e um empate- e o tratamento sem piedade que aplicou, com as peças brancas, à tradicionalmente sólida Eslava, com três vitórias sobre Mateus Nakajo Mendonça, a decisiva na rodada 7 sobre El Debs e a obtida na rodada 9 sobre o mestre fide Roberto Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário