sábado, 14 de fevereiro de 2015

Nakamura começa com vitória em Zurich


Um bom começo teve o grande mestre Hikaru Nakamura na quarta edição do torneio Zurich Chess Challenger que teve hoje a sua primeira rodada.
Na cidade suíça há seis participantes se enfrentando pelo sistema round robin, incluindo dois ex-campeões mundiais, Viswanathan Anand e Vladimir Kramnik, e os memros da elite Fabiano Caruana, Levon Aronian, Sergey Karjakin e Hikaru Nakamura.
Durante os dias 15 e 16, o match de partidas rápidas entre Viktor Korchnoi e Wolfgang Uhlmann, dos lendas do xadrez mundial, será mais um atrativo.
Na primeira rodada, não foi Nakamura, mas seu adversário Caruana quem obteve uma apreciável vantagem. O mestre italiano pressionou em uma das sicilianas de moda (Najdorf com 6.h3), chegou a ganhar um peão, mas no momento certo não concretizou e permitiu uma forte reação adversária. Ponto para Nakamura, que assim se converte no líder da prova, considerando que os outros dois jogos finalizaram em empate.
Kramnik está mostrando que as pretas podem jogar sem pessimismo na variante das trocas do Gambito de Dama declinado -o seu empate com Anand foi justo- e Aronian, depois de sacrificar uma peça e estragar o roque de Karjakin não se sentiu seguro acerca da continuação e preferiu dar perpétuo. 

Resultados da rodada 1
V. Anand - V. Kramnik ½-½
L. Aronian - S. Karjakin ½-½
F. Caruana - H. Nakamura 0-1

Posições
1. H. Nakamura 1; 2-5. V. Anand, V. Kramnik, L. Aronian, S. Karjakin ½; 6. F. Caruana 0


Entre o público que assistiu á primeira rodada se destacou a presencia do escritor espanhol Arturo Perez Reverte, convidado de honra da organização. Perez Reverte é autor do livro "La tabla de Flandes" -onde o xadrez tem um papel importante na trama-, obra que foi levada ao cine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário