quinta-feira, 23 de abril de 2015

Carlsen segue liderando o memorial Gashimov


A sexta rodada do memorial Gashimov entregou quatro empates relativamente tranquilos e uma vitória sensacional de Fabiano Caruana sobre Vladimir Kramnik (ambos na foto).
O mestre italiano, levando as peças pretas, obteve uma posição algo inferior depois da luta de manobras da abertura -um ataque Torre se opondo ao esquema índio das pretas-, mas Kramnik se extra-limitou e realizou um plano com ruptura no centro que acabou permitindo uma grande atividade às peças pretas. Caruana é conhecido pelo seu domínio técnico e estratégico, mas nesta partida ele explorou de forma tática a imprecisão de seu adversário e acabou a tarefa com um bonito ataque de mate que levou ao rei do ex-campeão mundial à quarta fileira. Não um sucesso de todos os dias...
O campeão mundial Magnus Carlsen mantem a liderança da prova após empatar de pretas com Anish Giri, utilizando a variante Ragozin do Gambito de Dama -uma das preferidas atuais na elite, e onde ainda há muita teoria para descobrir-.
Interessante foi a partida entre So e Mamedyarov, disputada na variante Central da Eslava clássica, com um cenário de roques cruzados que teve vinte e dois lances teóricos. O representante estadunidense variou com 23.Td4, mas logo a posição se simplificou e derivou na divisão do ponto.
Adams - Vachier-Lagrave e Mamedov-Anand foram os outros empates da jornada.

Posições
1. M. Carlsen 4½; 2. W. So 4; 3. V. Anand 3½; 4-5. S. Mamedyarov, F. Caruana 3; 6-9. A. Giri, V. Kramnik, M. Vachier-La-grave, R. Mamedov 2½; 10. M. Adams 2

Amanhã, pela sétima rodada, temos o clássico entre Carlsen e Kramnik, ademais da interessante partida entre Caruana e So, com o primeiro tentando mostrar que a sua recuperação não foi um acaso e o segundo tentando se manter perto da cume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário