sexta-feira, 17 de abril de 2015

Bom começo de Kramnik e So no memorial Gashimov


O memorial Gashimov, realizado desde hoje na cidade azeri de Shamkir, teve um espetacular começo, com partidas lutadas e muito interessantes. Das cinco, duas tiveram definições: o ex-campeão mundial Vladimir Kramnik venceu de pretas ao inglês Michael Adams, exibindo uma excelente técnica em final proveniente da sua favorita abertura Catalã. E Wesley So, depois da sua polêmica participação na final estadunidense, teve a melhor parte no duelo ante Anish Giri, após um jogo muito complexo em uma pouco usual linha da Inglesa.
Dentre os empates, sobressai o assinado entre os atuais vice-campeão e campeão mundial, Viswanathan Anand e Magnus Carlsen respetivamente. O norueguês surpreendeu com a sua escolha de linha da Ruy Lopez (o gambito Marshall), introduz uma novidade que fez pensar Anand por cerca de meia hora e protagonizou uma partida lutada que acabou finalmente com a divisão do ponto. Também foram empates as partidas entre Shakriyar Mamedyarov e Fabiano Caruana e Rauf Mamedov e Maxime Vachier-Lagrave.
A segunda rodada, amanhã, traz o enfrentamento entre os líderes Kramnik e So, enquanto Carlsen leva as brancas ante Mamedyarov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário