terça-feira, 21 de abril de 2015

Carlsen lidera isolado em Shamkir


Magnus Carlsen voltou à liderança no memorial Gashimov, esta vez em forma exclusiva. Para isso, o campeão mundial teve que vencer ao grande mestre francês Maxime Vachier-Lagrave e ter uma boa nova de um dos tabuleiros vizinhos, onde o até então líder da prova, Wesley So, foi derrotado pelo ex-campeão mundial Viswanathan Anand.
Carlsen, com as brancas, se encontrou logo em uma posição fora de toda teoria, e o tratamento da nova posição de Vachier-Lagrave não foi adequado. O campeão mundial obteve uma clara vantagem desde o início, que explorou com a sua habitual técnica e um elegante arremate onde permite a promoção de um peão adversário –a cambio de dar mate-.
Anand também realizou um bonito trabalho posicional em uma Ruy Lopez com d3 cedo –as linhas com d3 estão se convertendo virtualmente nas principais da prática moderna. O indiano está agora na terceira colocação, explorando a queda de Vladimir Kramnik, que foi derrotado por Shakriyar Mamedyarov. O mestre azeri empregou um agressivo tratamento para combater a semi-Tarrasch do ex-campeão mundial.
Os outros dois jogos finalizaram em empates: Fabiano Caruana ante Anish Giri e Michael Adams ante Rauf Mamedov.

Posições
1.       M. Carlsen 4; 2. W. So 3½; 3. V. Anand 3; 4-5. V. Kramnik, S. Mamedyarov 2½; 6-9. A. Giri, M. Vachier-Lagrave, F. Ca-ruana, R. Mamedov 2; 10. M. Adams 1½

Amanhã é o dia livre da prova, que prossegue na quinta-feira com a realização da quinta rodada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário