domingo, 5 de abril de 2015

Mariya Muzychuk é a nova campeã mundial


Realizado o Campeonato Mundial feminino pelo sistema de eliminatórias, com 64 participantes encabeçadas por Humpy Koneru, Ju Wenjun e Anna Muzychuk. Na final se enfrentaram a ucraniana Mariya Muzychuk com a russa Natalija Pogonina, vencendo a primeira por 2½-1½.
Na quarta -última da série de partidas em ritmo clássico- Muzychuk levou as peças brancas, e um empate lhe alcançaria para obter o título. A ucraniana escolheu uma variante muito quieta da abertura dos Quatro Cavalos, respondendo a russa com uma variante pouco ortodoxa na procura de complicações. A primeira jogadora ficou algo melhor já na abertura, e o resto da partida se desenvolveu entre essa avaliação e o equilíbrio, que a condutora das pretas devia evitar se translade ao resultado. Por isso foi evitando linhas com simplificações, porém nesse cenário as melhores chances foram sempre para as brancas. Muzychuk explorou a sua iniciativa para realizar uma passagem a um final com torre e três peões contra torre, cavalo e peão, onde seus peões -livres na ala de dama- ofereciam uma compensação adequada, assegurando a divisão do ponto. O resultado final, empate, consagrou a Mariya Muzychik co-mo campeã mundial.
A nova campeã é a irmã mais nova da grande mestre Anna Muzychuk, que nesta prova chegou até quartos de final, onde foi eliminada por Pia Cramling. Nascida o 21 de setembro de 1992, Mariya possui também o título de mestre internacional absoluto, assim como o de grande mestre feminina. Pelas regras da FIDE, ela deve defender seu título ainda este ano, em match ante a ex-campeã mundial Hou Yifan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário